Caráter

Parte I
Luciano Motta

"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados..." (Colossenses 3.12).

Vimos no começo do estudo de Colossenses que devemos, como servos de Deus, buscar e pensar nas coisas que são de cima (3.1-2) e fazer morrer a nossa velha natureza, terrena e carnal (3.3-10) - para essas coisas, não há distinção de credo, raça ou posição social (3.11). Então, o apóstolo Paulo começa a enumerar uma série de qualidades inerentes ao caráter cristão. Por meio delas, vencemos as batalhas contra a carne e contra o pecado e nos aperfeiçoamos à imagem e semelhança de Jesus.

No entanto, essas qualidades pressupõem uma compreensão sólida de quem somos em Deus: eleitos, santos e amados. Antes de nos revestirmos de compaixão ou de humildade, dentre outras coisas, é importante sabermos que o Pai tem um propósito para cada um de nós.

1- Somos chamados: Pensar em eleição é pensar em uma função, uma atribuição. Deus nos elegeu para cumprirmos a Sua vontade, para desempenharmos um papel no Reino. Existe uma obra reservada para cada um de Seus servos, um chamado específico. Moisés não foi o mesmo depois da sarça ardente (Êxodo 3); Davi não foi o mesmo depois de vencer o gigante (1 Samuel 17); Isaías foi transformado depois que a brasa viva tocou-lhe os lábios (Isaías 6); Paulo foi outro homem depois de encontrar Jesus e ficar cego no caminho para Damasco (Atos 9). Veja que esses e outros personagens bíblicos, que viveram seus chamados, tiveram no princípio grandes experiências, momentos de vislumbre do sobrenatural de Deus que marcaram suas vidas. Precisamos disso - é uma questão de sobrevivência! Do contrário, como vamos experimentar a plenitude de nosso chamado?

2- Somos separados: Santo significa separado para Deus. Quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador, começou em nós um processo de santificação - fomos separados do sistema deste mundo e transportados para uma vida de glória em glória, de crescimento, de fortalecimento espiritual (Colossenses 1.9-14). "Sem a santificação ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12.14). Se não abandonarmos o pecado, a velha vida, como experimentaremos o sobrenatural de Deus em nós? Como o mundo verá que somos diferentes? Como verão a glória de Deus brilhando em nosso rosto?

3- Somos amados: Só temos um chamado porque fomos separados; só somos separados por causa do amor de Deus em nós! Esse amor é a base de tudo, é algo que só precisamos receber, pois foi derramado em nossos corações desde a fundação do mundo. O amor de Deus é a força que nos move, que nos faz viver. Sem ele, o que seria de nós? Esse amor perdoa, doa, abre mão, sofre, espera, suporta, confia, une. Tudo isso o Pai tem feito por nós a cada dia; o que temos feito em resposta a todo esse amor? Será que ainda permitimos que outras coisas preencham a nossa existência? Nada é maior do que o amor de Deus e nada pode nos separar dele (Romanos 8.35-39).

Você é eleito, escolhido para um propósito no Reino. Você é separado para a glória de Deus, para uma vida de intimidade com o Pai. Você é amado. Todo filho de Deus deve compreender e aplicar esses princípios em suas vidas, a fim de desfrutar da vida abundante e refletir o caráter de Cristo.

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor" (Efésios 1.3-4).

* Este estudo é parte da série: Colossenses 3 e 4.
Leia também: Busca, Morte, Ministério [Parte I] e Ministério [Parte II]

--

Marcadores: ,