Marcas de uma aliança


Luciano Motta

Faz oito meses que estamos sem os anéis de aliança. Calma, calma, não nos divorciamos! Muito pelo contrário: minha esposa e eu nos amamos muito, somos casados há mais de 11 anos, temos dois filhos maravilhosos, enfim, somos uma família feliz e abençoada por Deus.

Mas por que então a falta das alianças?

Explico: No ano passado, resolvemos abençoar um casal de ministros em visita à nossa igreja. Como não tínhamos dinheiro, decidimos juntos ofertar os nossos anéis de aliança para eles. Foi a primeira vez que ofertamos dessa maneira e não nos arrependemos. Aliás, temos sido muito abençoados na área financeira neste ano e creditamos parte dessa provisão de Deus à maneira como temos sido mais abertos e generosos em ofertar. Como diz a Palavra: “o que semeia com fartura, com fartura também ceifará” (2 Coríntios 9.6).

Desde aquele dia, então, ainda não pudemos comprar outro par de alianças. Porém, pela nossa contabilidade, temos certeza que esse momento está bem próximo. O que mais tem nos surpreendido nesses oito meses é o sentimento de ausência. Como faz falta esse pequeno anel de ouro no dedo!

Pois na semana passada olhei para meu anelar esquerdo e, qual foi a minha surpresa, a marca desapareceu por completo! Parecia que nunca havia usado uma aliança antes e por tanto tempo. Naquele mesmo instante, Deus me fez refletir que qualquer aliança produz marcas em nós, seja na família ou no casamento, nos negócios ou entre amigos. Uma vez que é retirada a aliança, estas marcas tendem a desaparecer, e brota em nosso coração esse sentimento de ausência, de falta, de incompletude.

Poderia discorrer aqui sobre as muitas marcas que uma aliança produz, mas vamos nos ater de forma breve a pelo menos três delas:

Marca do pertencimento: Eu sou de alguém. Eu tenho alguém. A falta dessa marca diz para os outros que estamos disponíveis. Começam então a aparecer novas propostas, novas possibilidades de relacionamentos. Tentações e seduções diversas trabalham arduamente para destruírem qualquer aliança. A fidelidade e o compromisso que temos para com o outro são um poderoso e imbatível escudo diante desses ataques.

Marca da cobertura: Eu tenho um lugar de descanso em alguém. Eu sou um lugar de descanso para alguém. São as pessoas com quem temos aliança que abrem o guarda-chuva quando nossas mãos estão ocupadas e estamos no meio da rua na hora exata do temporal. No aperto e na dificuldade, ora somos abrigo, ora somos abrigados. Essa marca põe à prova se uma aliança é verdadeira ou não.

Marca da perseverança: Eu não desisto de alguém. Alguém não desiste de mim. O “sim” no altar, a parceria nos negócios, a amizade que nasce, se há uma aliança envolvida, então é para durar, e durar para sempre! É bem mais que um contrato, um acordo formal, um aperto de mãos ou uma troca de anéis. É uma relação que prioriza o outro. Assim, por mais que as coisas não estejam bem, ou que passem por turbulências, jamais abriremos mão da aliança que firmamos. Vamos lutar por ela com todas as nossas forças. Uma aliança se acaba quando uma das partes rompe, quando desiste de continuar a caminhada e superar as adversidades.

Em nosso relacionamento com Deus também existe uma aliança. Em toda a Bíblia observamos a constante presença das marcas de pertencimento, cobertura e perseverança, e também outras, como fidelidade, amor, companheirismo... O próprio Deus é Autor e Fonte de todas elas:

“O meu Amado é meu, e eu sou Dele” (Cantares 2.16).

“Tu és o lugar em que me escondo; Tu me preservas da angústia, e me cinges de alegres cantos de livramento” (Salmo 32.7).

“Para com o fiel te mostras fiel; para com o íntegro te mostras íntegro” (2 Samuel 22.26).


Deus estabeleceu uma marca visível, como o par de anéis que os noivos trocam no altar, para que todos possam ver e reconhecer que existe uma aliança entre Ele e a humanidade:

“E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, por gerações perpétuas: O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver uma aliança em mim e a terra” (Gênesis 9.12-13).

Toda aliança possui marcas visíveis.

Você tem carregado essas marcas em sua vida? Tem se sentido incompleto ou desabrigado mesmo em família ou entre amigos? Tem se deixado seduzir por outras coisas?

Talvez você precise estabelecer uma verdadeira aliança. Eu te convido hoje a primeiro firmar uma aliança real com Deus. Abra o seu coração para Ele. Peça perdão pelo tempo que ficou afastado Dele. Ore assim:
“Deus, eu sou Teu. Eu descanso em Ti. Tu és a minha cobertura, a minha salvação. Perdoa meus pecados. Ajuda-me nas minhas fraquezas. Transforma meus relacionamentos, meu casamento. Entra na minha vida. Em nome de Jesus. Amém”.

Depois, faça a sua parte: conserte o que se quebrou, volte à caminhada de onde parou, peça perdão a quem você pecou pela falta de fidelidade e compromisso. Creia que Deus irá restaurar todas as coisas. Não será algo instantâneo, ou mágico, mas Deus te dará força nesse processo e em breve você desfrutará do que é viver uma verdadeira aliança.

Marcadores: ,