LÍDERES SÃO COMO IRMÃOS MAIS VELHOS


Por Luciano Motta

Eu me lembro da primeira vez que andei de ônibus sozinho. Acho que tinha uns 9 para 10 anos. Meus pais sempre me levavam para a escola de carro, mas desta vez seria por minha conta. Para piorar, ainda tinha que levar o meu irmão mais novo.

Chegamos no ponto por volta das 7 da manhã. Era a hora do rush e os ônibus passavam lotados. Estava muito aflito, com medo mesmo. Mas como não tinha outro jeito, fiz sinal e entramos no ônibus. Pelo menos conseguimos arrumar lugares lá no fundo.

Eu me lembro que olhava para meu irmão e via que ele não estava nem aí, só curtia a viagem. Tudo era novo e divertido, mesmo em um ônibus cada vez mais apinhado de gente. A preocupação naquele momento era toda minha (tanto é verdade, que hoje meu irmão mal se lembra daquela primeira viagem de ônibus).

Eu olhava a todo instante pela janela para não perder o ponto de descida. Pensei: como o ônibus está lotado, assim que o ponto surgir à distância, vamos atravessar o aglomerado de pessoas para dar tempo de chegar lá na frente. Tão logo apareceu o ponto adiante, virei-me para meu irmão e disse: vem comigo, vamos indo.

Fui atravessando o corredor, pedindo licença, segurando nos apoios e às vezes nos braços das pessoas... até alcançar a porta de saída. O ponto de descida havia chegado e pedi ao motorista para ficar ali. O ônibus parou e, ao tempo em que descia pelas escadas, olhei para trás, mas não vi o meu irmão. Cadê ele?

Fiquei desesperado. Pedi ao motorista para esperar um pouquinho. Olhava para as pessoas e estas pareciam que queriam me engolir vivo, impacientes, com a pressa de ir ao trabalho, e eu as estava atrasando. Espera mais um pouco, motorista!

Finalmnte meu irmãozinho apareceu, com aquela cara de bobo alegre. Eu o puxei pelo braço e descemos do ônibus. Lembro que briguei muito, gesticulei, reclamei por ele não ter vindo atrás de mim. Eu sentia peso de responsabilidade e ao mesmo tempo alivio por termos chegado em segurança.

Sabe qual foi a resposta que ele me deu? Eu fiquei lá, olhando pela janela...

--

Há muitas semelhanças entre a história acima e a liderança. Tenho descoberto que o relacionamento entre líderes e liderados é como de irmãos mais velhos e mais novos.

Por meio de Cristo, fomos feitos irmãos, filhos de Deus. Como diz o refrão de Semelhantes a Jesus, música de Fernandinho (Abundante Chuva):

Somos uma família
De muitos filhos
Semelhantes a Jesus
Para a glória de Deus

Deus é o Pai que nos tem delegado as responsabilidades de Seu Reino, seja na igreja, seja em nossa vida individual. Todos estamos indo para o mesmo lugar, com um mesmo objetivo, mas temos posições diferentes que devemos respeitar e honrar.

Quando falamos de mais velho ou mais novo, obviamente não nos referimos à idade temporal. Isso diz respeito a maturidade espiritual e a soberania do Pai. Todos estamos sob a liderança de alguém no Reino de Deus, mas alguns de nós não estão liderando. Se esse é o seu caso: 1) você é muito novo na fé, ou 2) você está se esquivando (fugindo mesmo!) da ordem de Jesus: ir, fazer discípulos, batizar e ensinar (leia Mateus 28.19-20). Obedecer a esta ordem implica em cuidar (liderar). Discipular é conduzir (liderar) o novo na fé ao crescimento espiritual em Cristo.

A Bíblia diz que cada filho de Deus tem pelo menos o ministério da reconciliação (veja 2 Coríntios 5.17-19). Sendo assim, o Reino de Deus é formado de filhos-líderes-servos. Se você é filho de Deus, salvo por meio de Jesus, e não está liderando, saia de seu esconderijo! Levante-se! Você é igreja. Você foi convocado para cuidar de vidas e desempenhar o seu papel no Reino.

Para os líderes em atividade, uma palavra do Pai: Você é como um irmão mais velho para os seus liderados. Seja exemplo. Cuide deles. Desempenhe o seu papel com responsabilidade e coragem diante das circunstâncias.

É possível traçarmos um paralelo entre tipos de liderança e a vida de alguns irmãos mais velhos na Bíblia:

Caim, irmão mais velho de Abel (Gênesis 4.1-9) - Abel alegrou o coração de Deus com a sua oferta. Caim poderia aprender com a postura de seu irmão, porém, ao invés de fazer uma auto-avaliação e de se arrepender de suas más intenções, acabou matando o seu irmão. O líder precisa ser sensível e aprender com os seus erros, observar os acertos de seus liderados e crescer com eles. Do contrário, são grandes as chances de matar o crescimento de seus liderados e de si mesmo.

Rúben, irmão mais velho de José (Gênesis 37.29) - Por que Rúben não tomou atitude diferente de lançar José na cova? Onde estava ele quando seus irmãos venderam José aos ismaelitas? Conflitos existem em qualquer grupo e o líder precisa estar atento e ter discernimento do certo e do errado. Toda equipe precisa ser cuidada de perto pelo líder. Ainda que não seja possível estar presente o tempo todo, o líder deve se manter informado do que está acontecendo, sem se omitir, mas agir com sabedoria nos momentos de crise.

Eliabe, irmão mais velho de Davi (1 Samuel 16.6-7) - A aparência e a grande estatura de Eliabe quase convenceram o profeta Samuel, mas Deus logo disse que vê o interior. Muitos se escondem em uma capa de santidade, em uma aura de "ô glóóóória", mas o coração está imundo aos olhos de Deus, os sentimentos estão quebrados, a mente está confusa. Santidade não tem a ver com o que você diz, nem com o exterior, mas com atitudes, que revelam o que há no seu interior. O líder precisa guardar o seu coração.

O irmão mais velho do filho pródigo (Lucas 15.11-32) - Tinha tudo na casa do pai à sua disposição, mas ficou indignado com a festa feita ao irmão pródigo. Esta é para um grupo de líderes: todos podemos falhar - e muitas vezes! Por que não receber calorosamente um líder consciente de suas falhas, disposto a se consertar e a dar a volta por cima? Por que ter ciúmes se um outro líder que falhou está recebendo mais atenção e cuidado do que você, que está firme no trabalho há mais tempo? Lembre-se: a vida é feita de momentos, amanhã pode ser você quem precisará de uma festa. Continue firme, fazendo o seu trabalho com fidelidade, aproveitando tudo o que há disponível para você e certamente a recompensa virá.

JESUS é o nosso irmão mais velho. Ele é disparado nosso maior exemplo de liderança. Preciso dizer alguma coisa mais?

--

Esta reflexão é um chamado à igreja. Há muitos líderes em potencial que estão escondidos, feridos. Deus está te chamando para se levantar hoje. Chegou a sua hora de despertar e servir! Há muitos que já estão liderando, mas permanecem insensíveis, paralizados em sua arrogância, infelizes com o crescimento dos mais novos, ausentes e omissos, ou vivendo uma "santa" hipocrisia. O que você tem sido?

Estamos à caminho de um grande avivamento. Os mais novos precisam de você para que não percam o ponto e deixem de chegar ao lugar de Deus para cada um de nós. Deus irá usar os seus filhos-líderes-servos que buscam a excelência em seus ministérios.

Marcadores: