As três etapas de um vencedor


Luciano Motta

Estava em busca de um texto bíblico que correspondesse à expressão "Não há ninguém como Tu" e, no começo desta semana, a encontrei em 1 Crônicas 17.20. Deus, então, começou a falar profundamente ao meu coração e me revelou três etapas na vida de Davi: seu chamado, sua devoção e suas conquistas.

Chamado

"Agora, pois, assim dirás a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel. Estive contigo por onde quer que andaste, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos. Agora te farei um nome como o nome dos grandes que estão na terra" (1 Crônicas 17.7-8)

Para entender o contexto: os filisteus haviam devolvido a arca à Israel depois de terem passado por muitos problemas com ela (1 Samuel 5 e 6). Depois da morte de Saul, Davi consultou seus capitães e ordenou que trouxessem a arca de volta à Jerusalém. Só que o fizeram de forma errada, sobre um carro de bois. Uzá acabou morto pela ira de Deus ao segurar a arca a fim de impedí-la de cair e grande temor se estabeleceu em Israel (1 Cron 13). Davi buscou ao Senhor, que lhe mostrou a maneira certa, pré-determinada por Ele, para se transportar a arca: nos ombros dos levitas, conforme a ordenança de Moisés (1 Cron 15). Uma grande celebração irrompeu em Jerusalém porque a arca estava finalmente de volta (1 Cron 16). Terminada a festa, Davi estava bem acomodado em sua casa e viu a arca em uma tenda. Quis construir para ela um lugar especial, mas Deus passou esta responsabilidade a Salomão, seu filho.

É importante conhecer toda essa história para entender porque Deus impede Davi de construir o templo. O Senhor lembra Davi de seu passado e de como fora tirado da humilde posição de pastor de ovelhas para o reinado de Israel. Este era seu chamado. Não era construir um templo; era batalhar e conquistar a terra. Não era se preocupar com tijolos e colunas; era perseguir os inimigos e exterminá-los, para que Israel conquistasse Canaã.

O episódio com a arca foi muito importante, porque mostrou a Davi como é terrível estar fora da vontade do Senhor. Gera morte, como foi com Uzá. Se você tem um chamado, então faça conforme Deus te ordenou. Ele te fará grande nesta terra!

Devoção

"Então entrou o rei Davi, sentou-se perante o Senhor, e disse: Quem sou eu, Senhor Deus, e que é a minha casa, que me trouxeste até aqui?" (1 Crônicas 17.16)

Ao ser lembrado de seu chamado e ouvir as promessas de Deus para a sua vida, Davi se assenta diante Dele: Eu não sou nada, não mereço tanta honra e exaltação de Ti, Senhor! E diz mais: "...fizeste todas estas grandezas... Não há ninguém como Tu e não há Deus fora de Ti" (1 Crônicas 17.19-20). Davi reconhece que tudo o que tem lhe acontecido, todas as vitórias até aquele momento, só vieram através da mão forte do Senhor em seu favor.

Devoção é reverenciar, reconhecer e ser grato a Deus pelos seus feitos e pela Sua presença. Davi poderia se orgulhar em seu coração diante de tão grandes promessas, mas assentou-se diante do Pai e O adorou.

Se você tem um chamado, há uma promessa de conquista sobre a tua vida. Seja grato por isso. É uma grande honra! Adore, louve, reconheça que você não é nada e que Deus é tudo. Quem realiza é Ele. Quem te levanta é Ele. Quem te reveste de poder e autoridade é Ele. Quem destrói os inimigos é Ele. Quem te faz vencedor é Ele.

Conquistas

"Depois disso Davi derrotou os filisteus e os subjugou, e tomou a Gate e suas aldeias das mãos dos filisteus. Também derrotou os moabitas... capturou mil carros, sete mil cavaleiros e vinte mil homens de pé... pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributo. O Senhor dava vitória a Davi por onde quer que ia" (1 Crônicas 18.1-6)

Depois de se assentar diante de Deus e adorá-Lo, diz a Palavra, Davi foi vitorioso. Por onde ia, os inimigos eram derrotados, dominados e capturados. Se você tem um chamado e tem reconhecido que não é nada sem Deus, então chegou o seu tempo de avançar sobre as adversidades e dominá-las! Chegou o seu tempo de perseguir os inimigos e destruí-los!

Algumas aplicações:

1- Servos que estão fora do chamado e da vontade de Deus, por mais que adorem e louvem, jamais serão bem-sucedidos;

2- Servos que estão vivendo o chamado, sem uma vida devocional, correm grande risco de serem abatidos pela soberba ou pela fraqueza espiritual e não verão as promessas de Deus se cumprirem;

3- Servos que estão vivendo o chamado e se assentam diante do Pai, reconhecendo que não são nada e que Ele é tudo, conquistarão grandes vitórias! Serão engrandecidos pelo Senhor nesta terra e realizarão tudo o que Ele determinou e sonhou.

Este é o seu tempo de grandes realizações! Viva o seu chamado, seja um verdadeiro adorador! "Se ouvires a voz do Senhor teu Deus, todas estas bênçãos virão sobre ti e te seguirão" (Deuteronomio 28.2)

--

Marcadores: