Segredo para a vitória


Luciano Motta

"O segredo do Senhor é para os que o temem" (Salmo 25.14).

Como está a sua vida hoje? Afundado em muitos problemas? Ferido por lutas e batalhas que parecem não ter fim? Feliz por viver agora um tempo de paz e prosperidade? Talvez você esteja paralisado diante de uma situação ruim, pensando: "Não sei o que fazer!"

Para todas as coisas existe um segredo, uma chave que fecha tribulações e abre vitórias; que fecha o marasmo da vida e abre movimento, rebuliço, crise - oportunidades de crescimento! Este segredo é exclusivamente reservado à soberana vontade de Deus. O mover da chave para abrir ou para fechar diz respeito somente a Ele. O Senhor está no controle do mundo, das circunstâncias que afetam (ou não) a sua vida.

O sol nasce para todos, justos e ímpios. Chove aqui como chove lá do outro lado do mundo! Tanto faz se você é um cristão, um muçulmano, um judeu ou mesmo um ateu convicto. Estamos todos sujeitos às estações desta vida. Doenças, tragédias, alegrias, conquistas... As surpresas da vida sobrevêem sobre nós a qualquer hora e em qualquer lugar.

Pergunto novamente: Como está a sua vida hoje? Como está o seu coração?

O texto bíblico que abre esta reflexão contém uma preciosidade: Aqueles que temem ao Senhor conhecem os Seus segredos! Temer é apresentar-se diante do Pai com confiança e reverência dia após dia; é adorá-Lo em espírito e em verdade; é buscá-Lo de todo o coração. Se você trilhar este caminho, saberá qual é a soberana vontade de Deus para a sua vida.

Uma coisa é passar por tribulações; outra coisa é passar pelas mesmas tribulações como adorador do Deus Verdadeiro, buscando a Sua face e mantendo-se fiel à Sua Palavra. Não demora e logo o Senhor revela os Seus segredos aos Seus filhos. Aqueles que estão ligados Nele desfrutam da vida abundante que Cristo prometeu (João 10.10). Apesar de não saberem necessariamente o que acontecerá depois do "mover da chave", confiam plenamente que suas vidas estão seguras Nele. Podem passar por dificuldades, dores, angústia, mas sabem que uma nova etapa virá e Deus continuará guiando e controlando a sua sorte.

2 Crônicas 20.1-30 narra uma história tremenda: Judá estava sob o reinado de Jeosafá. Em um determinado momento, numerosos inimigos se colocaram em marcha contra o povo de Deus. Tanto o rei quanto o povo ficaram desesperados! No entanto, ao invés de guerrearem na sua própria força, buscaram a Deus, jejuaram e uniram-se na intercessão (v.3-4). Eles buscaram o escape no Senhor, pois só Ele poderia "mover a chave" em favor deles.

Então, Jeosafá pôs-se em pé diante do povo, no átrio novo (v.5) e orou ao Senhor, dizendo: "não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos estão postos em Ti" (v.12). Veja que há uma relação direta entre o átrio novo e a oração de Jeosafá: um lugar ainda não percorrido. Assim é a vida. Tudo está bem e, de repente, os ventos começam a soprar forte, a maré se agita, o barco parece que vai virar! Mas aqueles que temem ao Senhor não tiram os olhos Dele por nada, mesmo pisando em um lugar ainda intransitado, novo, desconhecido! A certeza deste olhar é: Deus está no controle!

Em resposta à confiança reverente do povo e de Jeosafá, o Senhor enviou Seu Espírito no meio da congregação (v.14) e revelou Seu segredo: "Nesta batalha não tereis de pelejar. Parai, estai em pé, e vede a salvação do Senhor para convosco" (v.17). Aqueles que temem a Deus obedecem à Sua revelação. Por mais que fosse loucura ir à guerra e não fazer nada, eles agiram conforme a vontade divina: ao invés de espadas e lanças, adoração (v.21). Os inimigos foram derrotados (v.22-24). A vitória foi do povo de Deus, que creu e obedeceu!

Não importa como está a sua vida hoje se você tem o Senhor! Não importam as tribulações ou as bênçãos - importa que você está buscando a Deus, está adorando o Seu Santo nome, está confiante diante do Trono da Graça, para receber misericórdia e achar graça, a fim de ser socorrido no momento oportuno (Hebreus 4.16).

"Os meus olhos estão postos continuamente no Senhor" (Salmo 25.15).
--

Marcadores: