QUAL É O NOME DO SEU VALE?
Por Luciano Motta

"Depois, vieram até o vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens numa vara... Esse lugar se chamou o vale de Escol, por causa do cacho que ali cortaram os filhos de Israel" - Números 13.23-24

Normalmente o vale é associado a um tempo de dificuldades, um lugar estreito, cuja travessia exige luta. Os que são de Deus atravessam o vale sem temer, como Davi (Salmo 23.4). Na história bíblica, todas as vezes que o povo de Israel passava por um vale, enfrentava problemas.

No contexto desta pequena passagem, há uma situação de desconforto: O povo vinha de uma travessia pela sequidão do deserto e agora havia alcançado o limiar da terra prometida. Antes de entrar, enviaram espias. Imagine o povo aguardando o retorno de seus homens, enviados à uma terra até então desconhecida. Para o povo, aquele momento foi como estar em um vale - um vale de ansiedade e de expectativas.

Os espias, então, retornaram da terra com seus relatórios e impressões, trazendo consigo um gigantesco cacho de uvas. Dois homens tiveram que carregar o cacho de tão grande! Este fato foi tão marcante que deram este nome ao vale: Escol (vale do cacho de uvas). É verdade que 10 destes espias retornaram com temor pelos gigantes que habitavam ali, mas dois deles - Josué e Calebe - voltaram cheios de fé em Deus! Para estes dois, aquele foi um vale de certezas!

Hoje você pode estar como aquele povo: bem pertinho da terra prometida de Deus em sua vida - um chamado específico quase tomando forma, um sonho prestes a se realizar... Este momento é um vale, uma travessia. É certo que vai passar, porém, você pode deixar o vale apenas com expectativas ou cheio de certezas. Você pode continuar na ansiedade, na impaciência, ou pode frutificar no vale, trazendo evidências de que os planos de Deus são tremendos, são os melhores!!! (confira Jeremias 29.11)

O Senhor espera que você frutifique no vale - frutos de certeza e de fé! Não olhe para as adversidades! Não olhe para os gigantes! Olhe para os grandes frutos! Olhe para a próspera terra que o Senhor já te deu!

Agora, levante-se e comece a tomar posse de um tempo novo em sua vida. Não volte para o deserto, não fique só na expectativa - vá adiante, colha os primeiros frutos da terra prometida de Deus na sua vida e em seu ministério!

Qual é o nome do seu vale? Vale de murmurações? Vale de expectativas? Vale de ansiedades? Que seja: "Vale das grandes promessas de Deus em minha vida"!

* Compartilhe conosco: Deixe seu comentário abaixo.

Marcadores: