"A origem" e a eternidade | "Inception" and the eternity


Luciano Motta

Este fantástico filme nos apresenta pessoas com tecnologia e habilidades incríveis que conseguem se infiltrar nos sonhos alheios com o intuito de roubar de suas mentes informações importantes e valiosas. Depois de uma ação frustrada, o protagonista recebe um desafio: inserir uma ideia em uma pessoa de tal modo que ela pense tratar-se de uma convicção original, concebida por sua própria mente, e não sugerida de fora (daí o título "Inception").

A única maneira de se realizar este feito é, segundo o filme, entrar profundamente na mente da pessoa através dos sonhos - na verdade, um sonho dentro do outro, e este dentro de outro. Acompanhamos, então, a trajetória do protagonista e de sua equipe em uma trama complexa, rica em questões psicológicas e existenciais, de ação vertiginosa e espetacular, com resolução que aponta para múltiplas interpretações.

Deixei a projeção ao mesmo tempo estupefato e intrigado. E não dá para deixar de comparar com outros filmes de semelhante impacto. "Matrix" apresenta a realidade como sendo virtual, gerada por máquinas avançadas para controlar o homem. O grande sucesso recente de bilheteria "Avatar" sugere que há uma existência melhor para a humanidade, mais excelente, ainda que no corpo de uma criatura extraterrestre.

O homem sempre esteve em busca de respostas para sua existência. Vem empreendendo esta busca nas filosofias, nas artes, nas ciências, nos avanços tecnológicos... Mas essas respostas já estão escritas há muito tempo nas Escrituras Sagradas, infelizmente tão ignoradas e desprezadas ao longo da Modernidade.

Diz a Bíblia que Deus "pôs no coração do homem o anseio pela eternidade" (Eclesiastes 3.11 NVI). Ele mesmo inseriu na humanidade essa busca pela completude, por algo que o transcenda. Deus inseriu em cada um de nós um desejo vital para encontrá-Lo. A razão de estarmos aqui é por causa Dele. O propósito de nossas vidas encontramos Nele. O vazio de nossos corações só pode ser preenchido pelo Seu Amor. Basta acreditarmos em Deus.

Aproveite então "os tombos" da vida e abra seus olhos! Desperte para o amor e a providência de Deus. Só Nele há vida verdadeira, abundante e completa.

...

Marcadores: , ,