Jaaziel


Série: Levitas - parte 2

Luciano Motta

Vem chegando mais um domingo. O Corpo de Cristo estará se reunindo em suas diversas manifestações e expressões. As liturgias serão variadas. Algumas nem liturgia terão, no sentido de ordem de culto. Mas no fim de tudo, qualquer crente espera regressar para casa com o coração cheio da presença de Deus, alegre por ter estado em comunhão com os irmãos, por adorar e louvar ao Senhor e por ter ouvido uma Palavra marcante e transformadora.

Nas reuniões e cultos das igrejas há todo tipo de pessoas. Muitas delas feridas, machucadas pelas circunstâncias. Hoje existe uma multidão que frequenta os cultos sem perspectiva, sem esperança, com uma rotina que se resume a lutas, batalhas, sofrimento e dor. Ampliando a questão, podemos afirmar que igrejas inteiras estão neste exato momento vivendo crises, afrontas, ameaças.

O rei Jeosafá e seu povo passaram por isso. De repente, os inimigos se levantaram em número e força maiores do que Judá poderia enfrentar. Eles ficaram desesperados! Quando ouviram que os inimigos estavam em marcha, se ajuntaram, correram para Deus (confira em 2 Crônicas 20.1-13).

Não é nada diferente do que fazemos diante de um problema ou de uma situação que nos deixa “sem chão”. Corremos para Deus. Oramos mais. Buscamos mais a Sua Face. E é de fato a coisa certa a se fazer, embora não tenhamos que nos achegar a Deus somente nas tribulações, como muita gente faz.

Durante uma crise, pessoas são levantadas pelo Senhor para nos auxiliar: Líderes, pastores, amigos, conselheiros. Mas às vezes as respostas vem de onde menos esperamos. O povo certamente aguardava um direcionamento de seu rei Jeosafá. E o rei possivelmente esperava algo de um sacerdote ou de um profeta. No entanto, Deus falou através de um levita: Jaaziel. Diz a Palavra que o Espírito do Senhor veio no meio da congregação sobre ele (v.14).

Você, que ministra no louvor e na adoração, que trabalha na recepção, na cantina, que serve a Deus intercedendo, cuidado das dependências da igreja, sim, você é uma potência nas mãos de Deus para trazer uma palavra de alento ao que sofre, um abraço cheio de amor e carinho ao que carece. Basta estar preparado para que Deus o use. Não significa ser alguém perfeito, sem mácula. Ninguém é perfeito. Todos somos falhos e pecadores. Preparado aponta para alguém que busca ser santo como Ele é, com o coração cheio de amor pelo Senhor, inclinado a ouvir e a obedecer a Sua voz.

Jaaziel nos ensina sobre ter esse coração e estar posicionado, preparado, disponível. A igreja hoje precisa de músicos e cantores como ele. Durante as reuniões e cultos, o Espírito do Senhor descerá no meio da congregação sobre esses levitas, sobre esses servos, que abrirão a boca e profetizarão.

Mas não serão palavras de homem! – “Disse ele: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão. Pois a peleja não é vossa, mas de Deus” (v.15). Jaaziel fala as palavras de Deus e não de seus próprios pensamentos e motivações. Só assim haverá edificação no Corpo. Palavras que renovarão as forças do cansado e iluminarão as mentes tomadas pelas trevas do desespero. O que vem apenas do homem se limita ao campo das emoções; o que vem de Deus move também o espírito!

Portanto, no próximo domingo, ou no próximo ajuntamento da congregação, que se ouça a voz do Senhor trazendo estratégias sobrenaturais para derrotar os inimigos; que se ouça o Espírito de Deus falando através das canções, da pregação, dos testemunhos; que se ouça a voz profética entre os irmãos, enquanto se abraçam, se cumprimentam e trocam palavras de carinho e encorajamento.

Estejamos sempre posicionados, preparados, disponíveis... em amor.

...

Marcadores: ,