Com que personagem bíblico você se parece hoje?


Luciano Motta

Fizemos a pergunta acima em nossa célula, uma reunião de pequeno grupo de jovens, ontem à noite. Parece simples, mas é difícil associar o momento atual de nossas vidas com personagens tão diferentes e particulares que a Bíblia nos apresenta. Cada profeta, líder, sacerdote, rei traz sobre si uma história, marcas de sua existência, falhas e acertos. Foram humanos assim como nós.

Para matar logo a sua curiosidade, eu me identifico hoje com Elias. Tenho pedido a Deus uma unção, uma palavra profética, que ressoe nos meus escritos, nas minhas composições, no meu pregar, no meu testemunhar, no meu viver dentro e fora da igreja. Elias foi provavelmente o maior dos profetas no velho testamento: fogo desceu do céu quando clamou a Deus, a chuva cessou por sua palavra, subiu ao céu em uma carruagem de fogo, etc.

Mas Elias também é marcado como aquele que, apesar de enfrentar 450 profetas de baal, fugiu pelas ameaças de uma mulher: Jezabel. Ele se escondeu em uma caverna e ficou lá, melancólico, calado, com medo. A minha reação às vezes é como a de Elias. Tenho coragem para enfrentar grandes desafios, mas me encolho diante de palavras, críticas, olhares ressabiados. Ministro sem medo diante de uma congregação, mas tenho dificuldades para falar de Cristo a alguém do meu lado por temer uma reação adversa. Dou glória a Deus porque a cada dia Ele tem me dado mais coragem e capacidade para superar as adversidades e proclamar a Sua palavra com ousadia.

Talvez você hoje se sinta como Jonas, em fuga do chamado e da vontade de Deus para a sua vida. Apesar de ser conhecido principalmente pelo grande peixe que o engoliu, Jonas foi um dos profetas mais bem sucedidos da Bíblia: por sua pregação, toda a cidade de Nínive se converteu ao Senhor. Já pensou nisso? Você pode estar se parecendo com Jonas, fugindo, engolido pelas circunstâncias, mas creia que há um potencial em você de levar a Palavra de Deus à sua cidade e transformá-la! O Pai quer te usar assim.

Outro personagem bíblico marcante é Pedro. Ele é lembrado muito mais por ter negado a Jesus e por cortar a orelha do centurião do que pelo fato de ser a "pedra" que Jesus usou para edificar a Sua igreja. É possível que haja uma história passada em sua vida de traição, de brigar com tudo e com todos, de ser mal entendido, de firmar votos e não os cumprir... Pois creia que há um potencial em você de ser usado pelo Senhor para edificar igrejas e expandir o Evangelho nessa terra! Deus é poderoso para apagar o seu passado e conduzi-lo a um tempo novo de poder e unção e, como Pedro, dizer ao paralítico: levanta e anda!

Ao lado da pergunta "Com que personagem bíblico eu me pareço hoje?" acrescente: Qual é o potencial de Deus para a minha vida? O que preciso deixar, abandonar, para ser usado poderosamente nessa geração? Quero passar em branco ou quero glorificar a Deus marcando o meu tempo?

Marcadores: