NÃO DEIXE JESUS PARA TRÁS
Por Luciano Motta

Uma passagem tem falado muito ao meu coração nestes dias:
"E tendo ele [Jesus] já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o souberam seus pais. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia e procuravam-no entre os parentes e conhecidos. E, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que passados três dias, o acharam no templo..." - Lucas 2.42-46

Já pensou: Deixar Jesus para trás? Aquele a quem você mais ama? O teu Rei e Senhor? Aquele que conduz a tua vida? Pois em muitos momentos da nossa vida a gente deixa Jesus para trás. Realmente nos esquecemos Dele. Somos traídos por nossos pensamentos, julgamos que Ele ainda está conosco, em nosso ministério, na resolução dos nossos problemas, em nossos relacionamentos, etc. Porém, se não vigiarmos, se não formos conferir pessoalmente, DIARIAMENTE, corremos o grande risco de deixarmos Jesus para trás. Por menor que seja o instante, por menor que seja a decisão, vamos errar se não estivermos certos de que Jesus está conosco.

Na verdade, a promessa de Jesus é que Ele sempre estará conosco, todos os dias (Mateus 28.20). Nós é que nos afastamos e nos perdemos Dele! Mesmo no contexto de Lucas 2.42-46, quem estava perdido não era Jesus, mas seus pais. Jesus sabia muito bem onde estava. Nem sempre o lugar onde estamos é o lugar onde Jesus quer estar. Isso é muito sério. Se não vigiamos nossos caminhos, nossos pensamentos, nossas atitudes, vamos nos afastando do lugar onde Jesus está, que é onde Ele deseja que estejamos. Sem Ele, nada podemos fazer. Sem Jesus presente, não somos nada.

Eles começaram a procurar Jesus entre os parentes e conhecidos, e só depois foram a Jerusalém. É claro que os pais deveriam procurar Jesus entre eles primeiro, antes de irem a outros lugares. Mas eles poderiam ter desistido. Poderiam ficar lamentando: "Oh, perdemos nosso filho!" e depois de alguns dias de choro e angústia, seguiriam suas vidas. Ei... Não é que fazemos isso com Jesus? Nós o buscamos nos lugares convenientes - nos cultos de domingo, quando o pastor vem nos visitar, orando apenas antes das refeições ou antes de dormir, por costume - e paramos por aí. Por que não buscamos Jesus todos os dias? Por que desligamos nossa atenção Dele tão rapidamente? Por que a agitação do dia a dia parece captar toda a nossa atenção? Depois de buscarmos nos lugares mais fáceis, temos que nos aventurar a buscar Jesus nos lugares mais difíceis. Temos que sair do conforto, da acomodação, da rotina espiritual, para encontrarmos Jesus nos lugares altos. Temos que subir o monte santo da adoração e da busca dia a dia, para estarmos cada vez menores aos olhos do mundo lá embaixo, e cada vez maiores para os olhos de Deus, lá em cima.

Sobre isso, a pregadora Joyce Meyer citou este detalhe no texto: levou um dia para os pais de Jesus perceberem que Ele não estava mais na caravana, e três dias para encontrá-lo. É muito fácil nos distraírmos e nos afastarmos do nosso Amado, pelas circunstâncias da vida, pelas crises nas mais diversas áreas. Mas requer perseverança para voltarmos ao caminho da constante presença de Jesus. Isso tem a ver com o que falamos lá no começo: AMOR. Jesus deve ser Aquele a quem você mais ama nesta vida, mais do que tudo! Quem ama assim, não desvia os olhos do Amado.

Você pode estar hoje longe de Jesus e de sua vontade. Pois hoje, AGORA, é o momento de voltar, de sair ao encontro de Jesus, de buscá-Lo. Ore assim: "Estou longe de Ti, Jesus. Quero voltar. Quero te encontrar novamente. Não quero me perder de Ti, Jesus. Não quero te deixar para trás em minha vida. Recebe-me de volta hoje". Que Deus te abençoe!

* Se você fez esta oração, deixe o seu comentário abaixo, ok?

Marcadores: