Achei a Davi


Luciano Motta

"Achei a Davi, meu servo" (Salmo 89.20)


Se Deus declara ter achado a Davi, significa que Ele estava procurando por alguém que tivesse as características que somente o jovem guerreiro filho de Jessé dispunha naquele tempo. Mas o que Deus procuraria em uma pessoa? Vejamos um pouco do que a Bíblia nos revela a esse respeito:

Deus procura verdadeiros adoradores

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4.23).

Consideremos a adoração como nosso posicionamento vertical, em que nos voltamos para Deus e o adoramos, o amamos, desejamos fazer a Sua vontade acima de todas as outras coisas. À medida que nos aprofundamos em nosso relacionamento com Ele, somos ajustados em nosso caráter, nos tornamos sensíveis à Sua voz e obedecemos prontamente ao Seu chamado e envio.

Deus procura intercessores

"E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei (Ezequiel 22.30).

A intercessão seria nosso posicionamento horizontal, quando priorizamos as pessoas e nos colocamos no lugar delas, buscando atender as suas necessidades. Também quando oramos intensamente pelos aflitos e perdidos, pelos povos e governos, pelas nossas famílias, suplicando pela intervenção de Deus na restauração dos “muros de proteção” dessas vidas e estruturas contra todas as investidas do mal.

Deus procura corações perfeitos para com Ele

"Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele..." (2 Crônicas 16.9).

O coração seria nosso posicionamento interior, o que verdadeiramente nos move e nos motiva a adorar e a interceder. Pois é perfeitamente possível alguém adorar ou interceder apenas na aparência, tendo motivações desviadas para outras fontes e desejos que não os do Senhor. Existem de fato pessoas, infelizmente muitas pessoas, que dizem amar a Deus, mas não fazem o que Ele manda, ou que praticam boas obras, mas tem uma motivação absolutamente errada.

Deus procura pessoas que tenham esses três posicionamentos devidamente alinhados em suas vidas ou que estejam na caminhada, correndo com perseverança em direção ao alvo de serem semelhantes a Jesus. Ele sempre buscou homens e mulheres que pudessem corresponder às Suas expectativas e planos. A Bíblia nos relata várias dessas pessoas que o Pai encontrou e usou poderosamente, cada uma em sua geração, de formas diferentes e com propósitos singulares.

O Salmo 89.20-24 nos mostra o que esperar de alguém que Deus encontra:

• Unção (v.20)
• Força (v.21)
• Poder contra o inimigo (v.22-23)
• Amor (v.24)
• Prosperidade, êxito (v.24)

Davi foi achado com essas características, um homem segundo o coração de Deus. A despeito de cometer pecados tão terríveis, Davi nunca deixou de se posicionar como um adorador e um intercessor, sempre com a motivação certa. Por isso, Deus o levantou como um grande salmista, um grande líder, um grande homem.

Hoje Deus continua em busca de pessoas que possam corresponder às Suas expectativas e planos para esta geração. Filhos que desejam alinhar os posicionamentos de adoração, intercessão e motivação em suas vidas.

Você tem este perfil?

Você está mesmo buscando ser alguém assim?
Como está o seu coração?
Suas atitudes falam mais alto do que suas palavras?

Marcadores: , ,