Posted by Hello

O PAI PROCURA ADORADORES, NÃO BAJULADORES 

Sabe que o título acima ficou martelando na minha cabeça durante a última semana? Fiquei pensando no que o Pai estava tentando me dizer. E creio que cheguei a uma conclusão: LOUVOR É APENAS BAJULAÇÃO SE NÃO HÁ RELACIONAMENTO ÍNTIMO COM O PAI [Esta é a minha conclusão. Se você quiser contribuir com a sua opinião, deixe um comentário no fim deste post]

Segundo o Aurélio, bajular significa:
1. Lisonjear - Procurar agradar com lisonjas; elogiar com excesso de afetação.
2. Adular servilmente - Lisonjear sob ordens de outrem.
3. Sorrabar - Andar atrás ou no encalço de.
4. Sabujar - Mostrar-se sabujo com. Sabujo é homem servil, bajulador; capacho.

Veja que nenhuma das "qualidades" acima se aplica à nós. Fomos recebidos por Deus como Seus filhos e Ele anseia ter um relacionamento de amor e intimidade conosco. O Pai não espera de nós um elogio afetado, ou seja, que esconde segundas intenções, ou que seja obrigado, forçado, servil.

Bajuladores procuram agradar a Deus, só que de boca pra fora. Na prática, são desobedientes à Palavra e duros em seus corações para se arrependerem. Bajuladores louvam e exaltam as grandes obras do Senhor para logo depois pedirem algo. Na verdade, o louvor é um meio para tentarem obter algo de Deus, alguma bênção, uma cura, um emprego. Não conseguem orar sem pedir. Pedem mais do que louvam. Então, bajulam, elogiam, choram, se colocam como "servos capachos" em troca de obterem o que pedem.

Não vemos isso semanalmente nas nossas igrejas?
Não agimos assim muitas vezes?


Muitos vão aos cultos apenas para buscar a sua bênção (normalmente material) na reunião da igreja ou só para ouvir o pregador. Antes de começar o culto, parece que Deus não existe para os bajuladores - as conversas com os irmãos passam por todo tipo de assunto, mas não há um compartilhar do que Deus fez naquela semana, nem mesmo um testemunho de livramento. Então, o culto começa, os louvores são entoados: Deus é grande, tremendo, aleluias, glórias... Os bajuladores conhecem as músicas, cantam, dão glória a Deus, mas limitam-se a isso, não há uma entrega, não há um sacrífio de louvor, e rapidamente se cansam. A maioria dos bajuladores é mais expectador do que participante do culto, afinal, estão ali para pedir e receber, não para dar. Finda o culto, retornam para as suas casas e vidas rotineiras, sem relacionamento com o Pai, sem se alimentarem da Palavra; voltam para seus problemas e crises, esperando que chegue a bênção que foram pedir no culto. No próximo domingo, voltarão com os mesmos problemas e lutas - e muitas bajulações para Deus ser convencido de que merecem a bênção.

Adoradores são muito, muito diferentes. Procuram agradar a Deus em tudo e estão prontos a se arrependerem de seus pecados. A Palavra é praticada em suas vidas. O culto na igreja é o momento de transbordar, de compartilhar as bênçãos recebidas durante a semana, de brilhar a glória de Deus em seus rostos, pela busca diária e por encontros diários com o Pai. Adoradores são alegres, vibrantes, apaixonados pelo Amado. A preocupação deles não é pedir, embora clamem muito, peçam muito, sempre visando o Pai, Sua presença e Sua vontade. Querem crescer espiritualmente, colocam-se à disposição para serem usados por Deus. Adoradores entenderam as palavras de Jesus: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33).

Adoradores também elogiam, louvam, são uns exagerados (até mais do que os bajuladores). No entanto, o intenso amor por Deus é o combustível de seus elogios. Embora sejam íntimos e se relacionem com o Pai, os adoradores não se esquecem de que são servos, mas são "servos amigos", pois Jesus os chamou assim. Reconhecem em tudo a soberania, a formosura e o grande amor de Deus.

Bajuladores andam atrás das bênçãos de Deus. Adoradores andam atrás do Deus das bênçãos.

Eis o grande diferencial: O Pai procura adoradores (João 4.24), não bajuladores. Quem é você?

Por Luciano Motta

Marcadores: