Sobre as caixas e a vida cristã


Luciano Motta

Vamos pensar em caixas como formatos, modelos, moldes, paradigmas.

O mundo de hoje valoriza certas caixas: o individualismo (o narcisismo, a imagem própria), o espetáculo (as celebridades, a violência glamourizada), a fragmentação do ser (uma caixa para cada ocasião - múltiplas identidades), a especialização (o conhecimento específico e fechado em si).

A igreja tem sido pressionada a ser encaixotada nos padrões do mundo. É fácil observar certas caixas na igreja: os rótulos, as denominações, o partidarismo, as práticas, o espetáculo da fé e do milagre instantâneo, o discurso religioso substituindo a voz profética.

Mas o Evangelho do Reino não pode ser encaixotado!

Jesus não pode ser encaixotado!

O escritor Max Lucado fala em seu livro Sem Medo de Viver a respeito de alguns medos da vida contemporânea: o medo de não ser importante, o medo da escassez, o medo da violência, o medo do que vem por aí, o medo de que Deus não exista... Um medo, porém, ele salienta como positivo e bem-vindo: O medo de Deus sair da minha caixa.

A Bíblia em diversos momentos apresenta homens e mulheres que romperam com os paradigmas de suas épocas, que saíram das caixas limitadoras e estanques, e tornaram-se referências de Deus para o mundo. Vamos focar na igreja primitiva:

Atos 1 - A quebra da caixa da acomodação

Atos 2 - A quebra da caixa da normalidade

Atos 3 - A quebra da caixa de ferramentas dominicais

Atos 4 - A quebra da caixa da fé tímida e sem obras

Em Deuteronômio 4.15-16 lemos que Deus fala do meio do fogo. E Ele adverte: "não vos corrompais fazendo um ídolo, uma imagem de qualquer tipo". Em outras palavras: Cuidado para não colocar Deus em uma caixa!

Qual tem sido a sua experiência? Você tem uma, pelo menos uma?

Se tem uma experiência, há quanto tempo então você não se prostra atônito, quebrantado, arrependido, partido, diante da sarça que não se consome, ouvindo Deus fala através do fogo, sem a caixa que você preparou para Ele, mas antes Ele surpreendendo você, te chamando para novas realizações Nele?

...

Marcadores: