Pilares para um ministro de Deus


Luciano Motta

Eu ia escrever para levitas, ministros de louvor e todo aquele que se envolve com música no Reino de Deus. Porém, creio ser de grande relevância para todo ministro, todo aquele que serve ao Senhor, em qualquer área.

O texto abaixo relata o dia a dia dos levitas durante o reinado de Davi:

"Porque o seu cargo era assistir aos filhos de Arão no ministério da casa do SENHOR, nos átrios, e nas câmaras, e na purificação de todas as coisas sagradas, e na obra do ministério da casa de Deus (...) E para estarem cada manhã em pé para louvarem e celebrarem ao SENHOR; e semelhantemente à tarde; E para oferecerem os holocaustos do SENHOR, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o SENHOR; E para que tivessem cuidado da guarda da tenda da congregação, e da guarda do santuário, e da guarda dos filhos de Arão, seus irmãos, no ministério da casa do SENHOR" (1 Crônicas 23.28-32).

Sublinhei quatro marcas nesse texto: responsabilidade, prazer, sacrifício e cuidado. Não tenho a pretensão de detalhar essas quatro marcas agora, nem fazer uma exposição biblica ou contextual sobre elas. Considere essas palavras como um toque de Deus para não nos esquecermos do que é fundamental para nós, ministros, em nossa "rotina" na casa do Senhor.

Corremos o risco de atravessar semanas, meses e anos sem nos atentarmos para essas marcas. Na verdade, são pilares, bases, colunas de sustentação para qualquer ministério, além, é claro, do chamado de Deus. A "rotina" chega e passamos a encarar o serviço como algo enfadonho, sofrido, pesado, chato, monótono, sem graça.

Ministrar é uma responsabilidade, um cargo, uma assistência ao trabalho de outros irmãos. É também um prazer, uma alegria, um privilégio! Demanda sacrifício e cuidado. Às vezes é pesado para a nossa carne, mas sem dúvida nosso espírito exulta ao Senhor por estar disponível para o agir Dele em nós e através de nós!

Pense nisso hoje. O fim de semana está aí, com seus eventos, cultos, programações. A igreja de Deus estará em movimento intenso e você também, se é um ministro, um servo. Pense nesses quatro pilares. Se em algum deles você tem sido falho, pare agora mesmo e ore ao Senhor para que renove o chamado, o fogo Dele sobre a sua vida!

* Leia mais sobre ministério: Parte I e Parte II.

--

Marcadores: