Posicionamento


Luciano Motta

Texto base: Números 2

Deus estabeleceu uma ordem de posicionamento no acampamento dos filhos de Israel no deserto, com o tabernáculo no centro, os levitas em volta e as tribos em torno dos levitas, todos voltados para o tabernáculo (2.1-2).

Ao leste deviam ficar Judá, Issacar e Zebulom, sendo JUDÁ o cabeça (2.9).

Ao sul deviam ficar Rúben, Simeão e Gade, sendo RÚBEN o cabeça (2.16).

Ao oeste deviam ficar Efraim, Manassés e Benjamim, sendo EFRAIM o cabeça (2.24).

Ao norte deviam ficar Dã, Aser e Naftali, sendo DÃ o cabeça (2.31).

Com o mover da nuvem, os primeiros a marchar eram Judá e Rúben. Só então os levitas partiam (2.17). Por último, na retaguarda, marchavam Efraim e Dã.

Essa ordem de posicionamento e de partida dos filhos de Israel se relaciona em diversos aspectos com o Ministério de Louvor e Adoração em nossos dias:

1- A Nuvem da Presença de Deus é a nossa referência. O Espírito Santo está conosco para nos guiar como ministério em direção à vontade do Pai. Não podemos tirar nossos olhos Dele. A qualquer momento ele pode mover-se em outra direção e precisamos estar prontos para corresponder a esse mover.

Agora mesmo Deus está se movendo – e o Ministério está parado! Por quê?

2- Existe uma ordem para se marchar na direção da Nuvem. Os levitas só podiam levantar acampamento depois de Judá e de Rúben:

Judá aponta para LOUVOR – “E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao SENHOR. Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz” (Gênesis 29.35).

Rúben aponta para INTERCESSÃO – “E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o Rúben; pois disse: Porque o SENHOR atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido” (Gênesis 29.32).

Sem uma atitude PRÉVIA de louvor, adoração e ações de graças; confissão de pecados, intercessão e clamor, o Ministério de Louvor NÃO PODE SE MOVER em direção à vontade do Pai. Fica parado no tempo e no mover de Deus. Essas práticas devocionais devem ser CONSTANTES em nossas vidas, TODOS OS DIAS, para vivermos sob a Nuvem da Presença de Deus e caminharmos na direção certa.

Mas quantas vezes já ouvimos isso? E o que temos feito a respeito disso?

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.” (Tiago 1.22-24).

* falsos discursos – tem bons argumentos, entende do assunto, mas é falso, vazio; é um engano.
* contempla a si mesmo – tudo o que é de nós mesmos passa; o que é de Deus permanece e dá frutos mesmo depois de passarmos.
* se esquece – quanta gente boa passou pelo ministério e hoje está esquecido.

Para que serve um Ministério de Louvor que não adora a Deus e não tem prazer de estar na Presença Dele? Precisamos ROMPER com as teorias, com os discursos! O que cantamos e ministramos no altar deve ser REAL no nosso dia a dia.

O louvor não flui porque cantamos o que não vivemos. Transformamos em melodia nossos discursos falsos e vazios. O altar torna-se um palco de mentiras, hipocrisias – sai o Espírito Santo e entra o entretenimento.

Depois da marcha de Judá e Rúben e da partida dos levitas na direção da Nuvem, seguiam na retaguarda Efraim e Dã:

Efraim aponta para DEPENDÊNCIA – “E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.” (Gênesis 41.52).

Dã aponta para JUSTIÇA – “Então disse Raquel: Julgou-me Deus, e também ouviu a minha voz, e me deu um filho; por isso chamou-lhe Dã.” (Gênesis 30.6).

Como Ministério de Louvor, dependência é reconhecermos que precisamos de Deus e da Sua Palavra. Sem a Palavra não podemos crescer. Sem a Palavra Jesus não resistiria às tentações do diabo (que, aliás, usou a própria Palavra). Tudo foi feito através da Palavra de Deus.

No Ministério, nos movemos através da Palavra Profética – “Assim diz o Senhor” – ministrada pelos pastores e pelos líderes. Dependência é submissão, obediência. Não somos autônomos, independentes. Estamos ligados a um Corpo. Dependência é confiarmos em Deus e não no nosso dinheiro e em nossas próprias forças.

“O Senhor é a nossa JUSTIÇA” (Jeremias 33.16). Deus é nossa cobertura, respaldo, proteção, segurança. Nossas atitudes de buscar ao Senhor permitirão o caminhar do Ministério de Louvor em direção à Nuvem e Deus mesmo nos guardará e não permitirá que o inimigo ou as adversidades nos atinjam.

”Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, e SÃO JUSTIFICADOS gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3.23-24)

Pela graça podemos estar junto à Nuvem da Presença, junto à Glória de Deus, justificados de nossos pecados. O sangue de Cristo nos purifica e é debaixo desse sangue, dessa cobertura, que precisamos estar TODOS OS DIAS, andando segundo o Espírito, para que não venha condenação (Romanos 8.1) e para que a carne morra (Colossenses 3.5).

LOUVOR < INTERCESSÃO < MINISTÉRIO (NÓS) < DEPENDÊNCIA < JUSTIÇA

3- O que está acontecendo é o marchar dos levitas sem o LOUVOR e a INTERCESSÃO e sem a DEPENDÊNCIA e a JUSTIÇA. Assim estamos expostos! A Nuvem de Deus está se movendo em direção a um novo tempo, a uma nova estação, a um novo lugar. A sobrevivência desse Ministério de Louvor está NA DISCIPLINA DE BUSCAR AO SENHOR TODOS OS DIAS. Do contrário, continuaremos expostos aos inimigos e às crises pela DESOBEDIÊNCIA, acreditando estar na direção da Nuvem, mas na verdade ENGANADOS por nossos próprios falsos discursos, contemplando a nossa própria mediocridade e tendo um futuro de esquecimento.

EU NÃO QUERO ESSE FUTURO PARA MIM! EU QUERO ESTAR SOB A NUVEM DA PRESENÇA TODO DIA, TODA HORA! EU ME POSICIONO HOJE E VIVEREI OS SONHOS DE DEUS!

* Estudo ministrado no Retiro do Ministério de Louvor da minha igreja, Missão Betesda em Porto Novo, em 20/04/2008.
--

Marcadores: ,