SEJA EXCELENTE (Parte 1)
Evita o mal


Por Luciano Motta

"Evita que o teu pé ande descalço, e que a tua garganta tenha sede. Mas tu dizes: É inútil; amo os deuses estranhos, e após eles irei" (Jeremias 2.25)

Pés descalços representam escravidão. No contexto bíblico acima, vemos o povo de Israel vinculado aos ídolos. Aquelas pessoas estavam tão cegamente apegadas aos deuses estranhos que chegavam a afirmar ser inútil qualquer palavra ou intervenção de Deus.

Talvez sua vida esteja assim hoje. Deus manda você voltar ao caminho Dele, mas seu apego às coisas deste mundo é tão forte, que você chega a dizer: "É inútil. Não dá. Não consigo abandonar algumas coisas..." Saiba que não há vida fora da presença de Deus. Só dá para andar seguro com Ele.

A conseqüência direta da escravidão do pecado vem representada, no texto bíblico, pela garganta com sede: sequidão. Quem não vive com Deus, está infelizmente fadado a secar. Pode ter riquezas e bens, mas está vazio em seu interior. Pode ser uma boa pessoa, mas nunca completa. Pode estar cercado de amigos, mas nenhum deles é como o Grande Amigo Jesus. Só Ele pode saciar a sede do homem. Ele é a Fonte.

Veja que o povo de Israel cavava cisternas rotas (que não produziam água) ao invés de buscar ao Senhor (Jeremias 2.13). Bens, riqueza, amizades... são coisas importantes, porém, não podem nunca substituir a presença de Deus em sua vida!

A Palavra também diz que o Senhor faz os nossos pés como os das corças (Habacuque 3.19). O salmista disse: Como a corça anseia por águas, assim tenho sede de Deus (Salmo 42.1). Deus faz os nossos pés livres para correr em Sua direção! Ele abriu o acesso, por meio de Jesus Cristo, para que pudéssemos encontrá-Lo! Ele quebrou as correntes do pecado e calçou os nossos pés com o evangelho (Efésios 6.15)! O sacrifício de Jesus na cruz nos libertou da escravidão do pecado e de toda sequidão!

Diante de verdades tão maravilhosas, esquecemos algo: Por que falhamos muitas vezes em evitar que nossos pés andem descalços e nossas gargantas tenham sede? Por que é tão fácil para muitos servos de Deus voltarem à escravidão e caírem ante a sedução do pecado? Por que nos permitimos ter sede se Jesus disse: Quem beber da água que eu der nunca mais terá sede (João 4.14)?

O verdadeiro adorador evita o pecado, o tropeço, o concretizar de uma tentação, a fraqueza espiritual, as distrações deste mundo que desviam os olhos de Deus, o abatimento por uma enfermidade física ou na alma... Tudo isso é possível ser evitado! Para isso, a vida deve estar cheia, transbordante, de Deus. Beba da Fonte todos os dias! Todos os dias! Veja bem, isso não é ir ao culto de domingo a domingo; é ser um culto, um sacrifício vivo, a cada segundo de sua vida!

Não estamos tratando aqui de super-homens, nem de super-mulheres... Mas Jesus nos deu o exemplo de que é possível viver em um padrão elevado. Se é possível, então eu quero trilhar este caminho. Só depende de mim. Só depende de você. Deus dá todas as condições para a excelência. Evita o pecado. Beba da Fonte.

"...quero que sejais sábios (excelentes) para o bem, mas simples para o mal. E o Deus de paz em breve esmagará a satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco" (Romanos 16.19-20).

* Leia outras reflexões da Série: Seja Excelente.

Marcadores: ,