REFLEXÃO: Filhos Doentes
Ricardo Régener - Geração DT


Esses dias pra mim têm sido difíceis! Algumas "bombas" estão explodindo, tempestades têm começado. E em tudo isso Deus sempre nos ensina algo novo e tremendo. Existe algo queimando no meu coração hoje, e eu não sei exatamente como dizer, mas eu sei que o Espírito me capacita a transmitir aquilo que Ele têm gerado em mim!

"E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos. Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: "Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento." (Mat 9:10-13)

Jesus era alguém que não tinha nenhum preconceito, Jesus comia com os publicanos, e também com os fariseus. Jesus tocava aqueles que ninguém tinha coragem de tocar, ia na casa dos corruptos, dos mentirosos, conversava com as prostitutas. Tratava com o mesmo amor ricos e pobres. e naquela ocasião, Jesus estava assentado com pecadores. E os fariseus no seu zelo religioso indagaram: "como alguém tão 'santo' e 'justo' pode dar atenção a pessoas tão sujas como esses publicanos"? Jesus então responde: "os sãos não precisam de médico, eu vim chamar pecadores e não justos ao arrependimento".

Essa passagem até a um tempo atrás não estava muito clara a mim. Mas nesses dias Deus têm me revelado essa verdade de diversas formas, muitas vezes duras. Sabe, o Espírito me levou a me examinar, e quantas vezes por estar dentro de uma igreja, por ler a palavra, por não estar envolvido em vícios ou pecados tão "escandalosos", por ter um ministério abençoado. Muitas vezes eu já olhei para os perdidos e manifestei uma falsa gratidão a Deus: "Deus, obrigado, porque eu não sou, e nunca vou ser como um deles".

É nesse "se achar forte", "se achar bom", que mora o perigo. Porque o poder e a graça de Deus não se manifestam na vida daqueles que se acham bons e lúcidos em si mesmos. Mas Ele se manifesta naqueles que ao olharem pra dentro de si vêem que são doentes, que precisam de um médico (...)

Em outro trecho dos evangelhos Jesus disse: "o Espírito está pronto, mas a carne é fraca". Não importa se o seu Espírito esteja saudável, esteja voltado pra Deus, enquanto estivermos aqui nesse mundo teremos que lutar contra a nossa própria carne. No entanto, não temos força pra resistirmos aos nossos próprios desejos humanos, é uma doença; e pra vencê-la precisamos do médico que é Jesus, mas pra que Ele atue nós precisamos reconhecer: "a minha alma é doente, a minha natureza humana é doente, eu preciso do médico que é Jesus".

Algumas pessoas na Bíblia, tão próximas de Deus caíram feio, porque se acharam bons o suficiente pra vencerem o pecado. Esse foi o caso de Pedro, ele estava com Jesus, e Jesus dizia que ele seria preso e seria morto, pra que o plano de Deus se cumprisse. Pedro naquele momento se achou bom e fiel a Jesus o suficiente pra ir até o fim. Pedro não via que apesar do seu espírito estar voltado para Jesus, a sua natureza humana sofria da mesma doença que qualquer prostituta, qualquer publicano da época: a doença da inclinação para o pecado.

Por maior que seja a nossa comunhão com Deus hoje, jamais podemos achar que já somos santos e bons e suficiente em nós mesmos pra não caírmos, muitas vezes Deus permite que caiamos pra nos mostrar que a nossa alma é doente, e que todos os dias precisamos do médico nos levantando e ministrando a força.

Meu coração têm chorado essa realidade nesses dias: "Senhor, meu coração é doente! Eu sou esse que precisa do Médico, que precisa de Ti para resistir ao pecado. Por mais perto de Ti que eu esteja, por mais forte que eu pareça ser, eu sei que eu não sou capaz de resistir por mim mesmo a qualquer pecado, mas eu sei que o teu Espírito pode gerar em mim essa reversão da minha própria carne, e me fazer santo como o Senhor é Santo. Pai, me perdoa se em algum momento eu me achei são e justo como aqueles fariseus. Deus, eu sou doente! Eu sou um que precisa de Ti! Eu não quero cair como Pedro caiu pra descobrir a minha própria limitação humana, mas eu quero seguir o caminho da sabedoria! O caminho de ouvir a Tua voz e obedecer."

É essa a confissão que precisa estar no teu coração querido irmão. Não importa quem você seja, aonde você esteja, o que você esteja fazendo hoje. Eu sei que uma variedade imensa de pessoas lerão essa mensagem: líderes, ministros de louvor, pessoas que estão em cima de plataformas, pessoas que estão no centro da vontade de Deus, pessoas com chamados mortos, pessoas que estão aonde não deveriam estar, pessoas aprisionadas a vícios e pecados terríveis. Nada disso importa nesse momento, o que importa é que você pra vencer o pecado, esteja você aprisionado ou não a ele, você precisa reconhecer que a sua alma é doente, e que você precisa do médico que é Jesus.

E é por isso que eu te encorajo agora a se esvaziar do seu sentimento de auto-suficiência e reconhecer isso diante de Deus. Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. A sua santidade genuína começa quando você reconhece "eu preciso de Jesus". Eu posso ver hoje que através dessa confissão, muitos serão libertos de pecados que carregam a tantos anos; muitos serão livres de pecados que talvez nem imaginem, porque o médico vem fortalecer aquele que reconhece que precisa dEle. (Leia mais)

Marcadores: