Parábolas vivas


Luciano Motta

"E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender. E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos" (Marcos 4.33-34)

O capítulo 4 de Marcos é repleto de parábolas: do semeador (v.1-20), da candeia (v.21-25), da semente (v.26-29) e do grão de mostarda (v.30-32).

O dicionário Michaelis define parábola como "narração alegórica que contém algum preceito moral". Os dois versos acima citados explicam o porquê de Jesus utilizar tanto este recurso: Sua intenção era ensinar os valores do Reino de modo as pessoas de sua época pudessem entender. E Ele utilizou diversas parábolas ricas em ensinamentos.

Mas há uma transição marcante neste capítulo 4, especificamente a partir do verso 35: "E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado".

Jesus e os discípulos entraram no barco em direção à Gadara, do outro lado do mar. Esta passagem é bastante conhecida, mas vale a pena ler de novo:

"E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Marcos 4.37-41)

Todo aquele que anda com Cristo tem alguns momentos na caminhada em que precisa deixar de ouvir parábolas e viver uma parábola real. Os discípulos naquele dia só tinham ouvido os ensinos de Jesus até então. Mas a partir daquela travessia tempestuosa, eles foram marcados pela história em suas próprias vidas.

Talvez você esteja passando por um tempo de travessia, de tempestades, de conflitos. Quem sabe não seja esta a sua hora de "despertar o Mestre" e ouvir Dele: "Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?" Não tenha dúvidas de que este tempo é a sua parábola viva. Experiência que fará você conhecer um aspecto novo de Deus e de Seu Reino. Testemunho que você irá contar mais tarde para alimentar a fé de outras pessoas.

Fique firme. Viva a sua parábola. Aprenda. E continue a sua caminhada de fé em fé com Cristo.

Deus te abençoe!

...

Marcadores: