Crianças em meio aos lobos


Por Luciano Motta

"Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre, te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah! Senhor Deus! Não sei falar, não passo de uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: não passo de uma criança. Aonde quer que eu te enviar, irás, e tudo o que te mandar, dirás" (Jeremias 1.4-7).


Jeremias é levantado pelo Senhor como profeta em um contexto de grandes reformas e batalhas espirituais. Josias era rei em Judá e, ao contrário de seus antecessores, fez o que era bom aos olhos de Deus (leia 2 Reis 22 e 23). Reestabeleceu os sacerdotes, limpou a casa do Senhor e renovou a aliança. Depois de muito tempo, a Páscoa fora novamente celebrada. Feiticeiros e advinhadores foram abolidos e os ídolos, derrubados.

Entretanto, Deus havia se irado profundamente com a postura idólatra do povo e anunciou, por meio de dura palavra profética, que grande assolação viria depois do reinado de Josias. E assim acontece: os sucessores de Josias se voltam contra Deus e o reino da Babilônia invade Judá, levando cativo o povo.

Jeremias sente a responsabilidade de seu chamado em um tempo tão turbulento e diz: "Ah! Senhor Deus! Não sei falar, não passo de uma criança". Ele não compreendeu que Deus estava, de fato, em busca de uma "criança". Os dias eram maus e somente alguém de coração puro, sincero, ensinável, como de uma criança, poderia profetizar e denunciar o pecado.

Deus o repreende: "Não digas: não passo de uma criança!" É como se dissesse:

Não, Jeremias... Você não entendeu ainda... Eu realmente quero alguém como criança, que fará tudo o que eu mandar. Você está pronto, sim, para ser meu instrumento nesta nação, para profetizar contra a injustiça dos governantes, dos sacerdotes e do povo... Envio uma criança em meio aos lobos... Eles temerão na sua presença e a palavra profética será poderosa para arrancar e derrubar, para destruir e arruinar, para edificar e plantar! (leia Jeremias 1.8-10,17-19)

Nossos dias são tão intensos como aqueles. Há uma grande batalha espiritual em curso. Não há espaço para covardes e acomodados. Deus busca, entre os Seus filhos, corações como de crianças, para profetizarem em meio aos lobos desta nação. Profetas que anunciarão a vontade do Senhor às autoridades (governos), aos sacerdotes (igreja) e ao povo (sociedade).

Crianças como Samuel, que ouvia à voz de Deus, mesmo em um contexto onde a Palavra do Senhor era rara. Haviam poucas visões. Eli, o sacerdote, estava ficando cego - tipifica o religioso, de pouca visão espiritual. O Senhor inicia através do menino Samuel um novo tempo na história de Israel (leia 1 Samuel 3).

Crianças como Davi, que aprendeu a esperar no Senhor e a descansar Nele (leia Salmo 131). Alguém segundo o coração de Deus, ensinável, quebrantado, sensível ao Pai. Saul era o rei - retrato de um coração duro, orgulhoso. Mas Davi soube esperar o seu tempo, mesmo tendo sido ungido sucessor de Saul. E assim, por esperar no Senhor e só depender Dele, Davi foi vitorioso em todas as batalhas.

Crianças como Jesus, que vivia intimamente ligado ao Pai. Os doutores da lei ficaram impressionados com a inteligência e as respostas do menino Jesus (leia Lucas 2.39-52). Sua prioridade era a vontade de Deus. Jesus não fazia nada que não visse o Pai fazer antes (leia João 5.19).

A igreja de Cristo precisa urgente de ajustes, de reformas, como nos dias do rei Josias: voltar à Palavra, buscar ao Senhor acima de tudo, ouvir a Deus, conhecê-Lo, obedecê-Lo! Os inimigos de Deus estão em batalha, mas as portas do inferno não prevalecerão! "Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo..." (Salmo 8.2).

Crianças que ouvem o Pai; que confiam no Pai e esperam Nele; que conhecem intimamente o Pai e o obedecem em tudo - são estes que Deus irá usar nestes dias, para profetizarem e mudarem a história desta nação. Levante-se, homem de Deus! Levante-se, mulher de Deus! O Senhor te diz: "Aonde quer que eu te enviar, irás, e tudo o que te mandar, dirás". Ele é contigo!
--

Marcadores: