REFLEXÃO: O caráter do músico cristão


Por Asaph Borba

Mateus 5:3 "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus"

Mateus 21:16 "Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor"

Quero falar-Ihes hoje a respeito do caráter do que ministra, do músico cristão e dos que tem sido chamados por Deus para fazer este serviço no culto. Deus tem para todos nós um padrão, uma maneira na qual todos devemos viver e mover-nos neste serviço.

A primeira aclaração que devemos fazer é que a música não tem um valor em si mesma, além do valor que a Palavra te dá e que o Senhor te dá. Deus fez o homem um ser musical, de maneira que a música esta dentro de cada um de nós. Por muito tempo pensávamos que deveríamos por a música fora da igreja.

Há denominações em que a música é muito reduzida, onde toda a expressão tem que ser simples, sem nada que possa exaltar o valor musical ou das pessoas cantando. Eu fui uma vez a uma igreja nos Estados Unidos, em que havia somente um órgão com o volume baixo, e as pessoas cantavam com um hinário bem devagar quase sussurrando, e esta era toda a expressão da adoração, mas quando desciam para tomar um café, todos cantavam com júbilo, os jovens louvavam ao Senhor mas no culto a Deus tudo tinha que ser sussurrando e ninguém podia expressar-se, Mas a expressão musical é algo de Deus no homem, a música é algo legítimo na vida de cada um de nós.

Ultimamente temos falado muito sobre música e músicos, e em muitos lugares há uma tendência a enaltecer este serviço. Eu me pergunto, que é mais importante a música no culto ou a Palavra? Isto é uma falta de entendimento completo do propósito de Deus para a música e para a vida de adoração da igreja, e nossa tendência é engrandecê-la ou tentar colocá-la abaixo, mas há um equilíbrio do Senhor para este serviço, Quando Deus criou os músicos, os que cantam, os que ministram, os que se ocupam do som, do vídeo, dos diretores de louvor, não fez com eles uma exceção de seu plano e seu propósito para a vida da igreja.

O primeiro fundamento é que não há ninguém tão especial que não tenha que ser discípulo, que não tenha que participar da vida da igreja simplesmente porque toca. Deus quer que todos nós independente do que fazemos, estejamos relacionados diretamente com seu plano e seu propósito. Primeiramente o músico tem que ser um filho de Deus.

Por melhor que uma pessoa toque, (e existem músicos tremendos) o único feito de ser músico não lhe da posição para tocar e servir ao Senhor, o fato de ser músico não o habilita para ministrar ao Senhor. Alguns dizem: "Bom, algum dia vai se converter", mas eu lhes digo o único fato de ser músico não o capacita para servir na igreja, Primeiramente tem que ser um filho de Deus, uma nova criatura nascida de novo em Jesus Cristo.

Todos os músicos, todos os cantores, os que servem, temos isto como um fundamento em nosso ministério desde o princípio, em nossos discos.

Muita gente me tem perguntado por que não ponho em meus discos uma orquestra, e todas as vezes eu explico que não faço porque os músicos da orquestra não nasceram de novo.

Eu tenho preferido, nestes vinte anos de produção e gravação trabalhar com os filhos de Deus que estão perto de mim, muitas vezes com um violino, uma flauta, uma trombeta, um saxofone, mas todos redimidos, comprados pelo sangue de Jesus. Porque isto é o que o Senhor quer e aceita. Deus quer que todos seus filhos sejam discípulos, não importa se são músicos, cantores, se tem talento ou não.

No Brasil existem muitos cantores e artistas que estão se convertendo, e em seguida se põe essa gente a ministrar, a predicar, a compartilhar, os exalta, sem tratar suas vidas, sem que sejam discipulados, sem enxertá-los na vida do corpo e da igreja.

E dessa maneira se transformam em presas fáceis para o diabo, porque não há cuidado com suas vidas. Deus quer que todo filho seja um discípulo, seguindo a Jesus, buscando a comunhão com o Senhor e aprendendo a ser um adorador.

As pessoas mais duras que eu tenho encontrado são os músicos. Primeiramente porque pensam que sabem tudo, pensam que já ouviram tudo sobre adoração. Se alguém lhes fala, pensam em seu coração: "esta pessoa não entende nada", se alguém lhe pede que baixe o volume de seu instrumento, seu coração endurece.

Deus quer que cada um de nós como músicos, aprendamos a Ser gente simples e submissa ao Senhor e que principalmente sejamos adoradores.

Estar atrás de um instrumento é um grande esconderijo. Numa oportunidade o Senhor me permitiu passar tempo sem tocar violão, e eu descobri quão dependente eu era dela para adorar ao Senhor. Não tinha nenhuma expressão se não tinha o violão. Se estava no banco não tinha expressão de adoração, somente aparecia que estava com o violão na frente. Deus quer que nossa expressão de vida e adoração se de em qualquer lugar, com ou sem instrumento, com ou sem microfone, sejamos adoradores libertos ante ao Senhor, para servi-lo com alegria e prazer... (leia mais)

Marcadores: