O REI ESTÁ APAIXONADO

Por Luciano Motta
"Ouve, filha, e olha, inclina os teus ouvidos:
Esquece-te do teu povo, e da casa de teu pai.
O rei está apaixonado por tua formosura;
honra-o, pois ele é teu Senhor" (Salmo 45.10-11).

Este salmo é uma alegoria do encontro entre o Noivo Jesus e a noiva igreja, entre o Único Digno de ser adorado e nós, seus adoradores. Veja que há ordens bem claras no texto acima: duas coisas para esquecermos e uma para realizarmos. Neste encontro com o Rei, devemos abandonar o povo e a casa do pai; e honrá-Lo acima de tudo e de todos.

Povo diz respeito às raízes do meio onde vivemos. Nós, humanos, somos altamente influenciados pelas circunstâncias à nossa volta. Às vezes são situações tão fortes, contextos tão intensos, tradições e costumes, que criam vínculos em nossa maneira de pensar e agir. Raízes que muitas vezes nos aprisionam!

Nações inteiras vivem hoje amarradas às suas origens. Observe, por exemplo, o Brasil: um país continental, com condições plenas de ser uma grande potência mundial. No entanto, pensa de forma colonizada e se submete aos mais ricos... Mantém viva uma cultura de exploração e roubo, trazida pelos conquistadores europeus... Faz alianças com falsos deuses, pela mistura histórica das práticas indígenas e dos rituais africanos.

Portanto, esquecer o povo é deixar para trás todos esses laços. O nosso Rei Jesus nos liberta e com Ele passamos a viver uma nova história! A Bíblia diz que somos "ramos da Videira", que é o próprio Jesus. Quando o recebemos como Senhor e Salvador, somos enxertados Nele e passamos a viver a vida Dele! "O ramo de si mesmo não pode produzir fruto, se não estiver na Videira" (leia João 15).

Ligados às raízes deste mundo, produzíamos os frutos de tudo o que este mundo produz. Repetíamos os roubos, as alianças com falsos deuses, o pensamento de inferioridade. Vivíamos no pecado. Mas agora, ligados em Jesus, produzimos tudo o que Ele é: vida, paz, alegria, vitória sobre os problemas, triunfo sobre a morte... Aleluia! O Rei é o nosso Libertador!

Casa do pai fala de heranças familiares. Recebemos criações diferentes de nossos pais (ou de todos aqueles que tiveram este papel em nossas vidas). Alguns tiveram (ou têm) uma boa formação, outros não. Na verdade, por melhores que sejam os pais, ainda assim coisas ruins são transmitidas aos seus filhos. Sim, nós recebemos uma herança e precisamos decidir o que vale a pena levar conosco.

Às vezes, nossos corações tornam-se verdadeiros "quartos de bagunça". Quantos entulhos guardados, quanto lixo acumulamos! Reservamos em nosso interior um lugar para as más recordações, para a falta de perdão entre irmãos e amigos, para falhas no caráter...

O Rei Jesus entra em nossas vidas e nos ajuda a arrumar a casa! Ele não faz sozinho porque esta limpeza passa pela nossa decisão. Mas a ordem é clara: esquece a casa do pai, abandona as heranças recebidas! Jesus tem uma herança nova e tremenda para cada um de nós, uma vida nova e abundante!

Portanto, tanto as raízes do meio onde vivemos quanto as heranças familiares recebidas têm o poder de paralisar o nosso crescimento. Devem ser esquecidas. Mas isso não acontece de um dia para o outro. É um processo, somente efetivo pela nossa comunhão com Jesus.

Honrar ao Senhor é corresponder à paixão que o Rei Jesus tem por nós. Ele está apaixonado pela nossa formosura, não que sejamos perfeitos, mas Ele vê o nosso potencial de crescimento; Ele vê um futuro lindo: "Eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro" (leia Jeremias 29.11-13).

Honrar é obedecer, viver em santidade, adorar o Rei Jesus com tudo que temos e somos. Nós o encontraremos se o buscarmos de todo o nosso coração. Ele, então, realizará coisas tremendas! "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam" (1 Coríntios 2.9).

Marcadores: