Sobre construir, reformar e restaurar


Luciano Motta

Obras são necessárias e importantes. Elas visam sempre melhorar o ambiente onde trabalhamos, estudamos, convivemos, habitamos. Uma obra bem planejada e executada sempre melhora a vida da gente. Seria uma grande loucura começar uma construção, gastar uma grana (convenhamos: nenhum orçamento funciona, sempre há algo mais a se comprar), ter o espaço particular bagunçado por algum tempo com homens trabalhando, andaimes, cheiro de cimento, poeira, muita poeira... e no fim, tudo ficar pior do que estava!

Uma obra é como a vida: depois dos transtornos, dos investimentos, vem uma nova e promissora fase. Com relação a isso, quero dizer que existe algo muito precioso de Deus ainda a ser realizado em você. Olhe para o seu coração e veja se não há coisas para construir, reformar e restaurar. Quem não tem um cantinho interior para entregar ao Feitor da vida, o nosso Deus?

Estamos em construção desde que fomos gerados pelos nossos pais. O crescimento, as descobertas, os traumas, os sofrimentos, tudo é usado por Deus na formação do nosso caráter, no direcionamento do que somos e do que podemos ser nas mãos Dele. Infelizmente muitos acabam abandonando o Senhor e se desviam da Sua vontade. E não falo apenas de crentes afastados do Evangelho - essa palavra é também para aqueles que estão ativos, trabalhando, mas não no lugar onde Deus estabeleceu; aqueles que não tem buscado fundamentar as suas vidas no Autor da obra e acabam tomando caminhos errados, não estão focados no Senhor. Encontram então a frustração, o desânimo, a falta de motivação. Para estes, a única saída, no auge da dor e do vazio, é voltar os olhos para Deus e andar de novo na Sua vontade.

A reforma é esse movimento de retorno, de conserto do que ficou quebrado, de reparo das brechas, de recomeço. Estão em reforma aqueles que se reconciliaram com Deus, que viveram longe por um tempo e agora reconhecem a sua total dependência do Pai. Reformar é admitir que algo ficou pendente ou carente de conclusão. Algo ficou desgastado com o tempo e precisa de revisão e correção. A reforma é um renovo de votos e compromisso com a obra e com o Senhor da obra.

Mas há um nível mais profundo no tratamento de Deus: a restauração. O tempo passa e traz experiência, amadurecimento. Só que muita gente coloca, sobre as marcas do passado, várias camadas de proteção que até foram benéficas em um primeiro momento. Com os anos, no entanto, tornaram-se grandes barreiras que passaram a impedir a continuidade da obra de Deus. Preciso destacar o seguinte: o novo de Deus não é necessariamente algo inédito; pode ser a retomada do projeto inicial Dele que as camadas temporais, dentre outras coisas, ocultaram ou mudaram a forma. Pense naquelas construções de 50, 80 e até 100 anos, antes vibrantes e belas, hoje uma mistura de cinzas e nostalgia. O restaurador raspa as camadas até alcançar as cores originais, aplica técnicas e produtos específicos. Não usa de força para preservar o prédio. No fim do trabalho, mesmo a forma mais antiga e frágil torna-se de novo magnífica e imponente.

Chegamos ao ponto:

Talvez você precise literalmente "demolir" a sua vida atual e construir algo completamente diferente. Você pode. Seja você um crente ativo ou afastado, seja você alguém que está conhecendo o Evangelho agora, é só abrir o seu coração, a sua vida, para Jesus assumir a obra e edificar uma nova história.

Talvez você precise voltar ao ponto onde parou ou se desviou, quando Deus te usou como um instrumento poderoso, seja em um ministério, em um serviço social, em uma posição de liderança... Você parou com tudo ou se afastou por causa de feridas nos relacionamentos com outros irmãos, por não querer se submeter aos seus líderes, por situações que te deixaram desanimado e caído, por amar mais as coisas do mundo e os seus próprios interesses do que a vontade de Deus. Olha, é tempo de retorno para você. Deus está te chamado: volta!

Talvez você precise de uma restauração em seu interior. Deixar que o Espírito Santo raspe as camadas temporais e faça aparecer de novo a forma original que Deus te moldou: com unção, autoridade, conquista, alegria, expectativa! Renda-se! Permita que Ele entre em suas áreas super-protegidas para que "a novidade de vida" venha sobre você.

Seja como for, você precisa de alguém para falar, colocar para fora a sua situação, o seu lamento, a sua dor. Procure urgentemente o seu pastor, o seu líder. Desabafe. Chore. Não retenha mais essa crise. Isso é muito sério. Você só será curado, restaurado, se falar com quem é autoridade espiritual sobre a sua vida, se liberar perdão para quem precisa, se voltar à submissão e à obediência. Das ruínas Deus fará um grande templo de louvor e testemunho do Seu poder!

Não deixe esse mal no seu interior se tornar uma raiz de amargura e te fazer morrer por dentro. E mesmo que você se sinta hoje como morto, creia: Deus é poderoso para ressuscitar os mortos! Eu libero uma palavra de vida sobre você agora: "Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará" (Efésios 5.14).

Eu profetizo um tempo de construção, reforma e restauração de Deus em sua vida! Você vai ser usado de novo pelo Senhor! A alegria de Deus inundará o seu interior como um grande rio! A força e a motivação retornarão porque você é uma edificação de Deus e a Sua obra de amor jamais acaba!

Marcadores: