A minha vida mudou


Luciano Motta

"Mas Tu disseste: Certamente te farei bem e farei a tua descendência como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar" (Gênesis 32.12)


O versículo acima é parte da oração de um homem desesperado: Jacó. Seu irmão, Esaú, vinha após ele, com quatrocentos homens. A história bíblica nos apresenta Jacó como um trapaceiro, alguém que sempre se deu bem em detrimento dos outros. Esaú também foi uma das vítimas e jurou de morte o seu irmão. Os anos passaram e Jacó sabia que não poderia mais fugir de Esaú, mas precisaria encará-lo, ainda que isso lhe custasse a vida.

Mas no passado, em Betel, o Senhor havia se revelado a Jacó, na visão da escada que ligava terra e céus, por onde anjos subiam e desciam. Ali o Senhor havia confirmado a Sua aliança com Jacó, a mesma que tinha feito com seus pais Abraão e Isaque (leia atentamente Gênesis 28.10-22).

Pois no instante em que o cerco se fechava e Esaú se aproximava, quando aparentemente se consolidava a vingança de seu irmão e o fim da linha, Jacó lembra ao Senhor a promessa feita em Betel - "Tu disseste".

O que nos dá esperança em momentos turbulentos é a palavra de Deus a nosso respeito. Uma das coisas que o Senhor disse a Jacó em Betel foi: "Não te deixarei até que tenha cumprido aquilo que te tenho dito" (Gênesis 28.15). Não vamos morrer até que as promessas de Deus se realizem em nossas vidas! Quando o cerco se fechar, precisamos trazer à memória o que nos dá esperança (Lam 3.21), pensar no que o Pai já decretou a nosso respeito. Ele aperfeiçoará e terminará a boa obra que começou em nós (Filip 1.6).

Jacó, então, deixa a família, os bens, e passa o vau de Jaboque. Ele resolve ficar sozinho antes de encarar Esaú (Gênesis 32.22-23). Talvez para que não vejam o seu sofrimento, o seu desespero. Talvez para pensar em outras estratégias para tentar aplacar a ira de seu irmão. Só que Deus tinha outros planos: um homem aparece de lugar nenhum e trava uma luta com Jacó até o romper do dia. A Bíblia não relata claramente quem tomou a iniciativa da luta. Penso eu que Jacó, no auge de seu desespero, sozinho, à noite, em um deserto, não pensou duas vezes e partiu para cima daquele homem misterioso que apareceu ali de modo tão repentino.

Deus permite que lutemos com Ele quando nos sentimos sozinhos e acabados para despertar a força que está dentro de nós. Quando achamos que não podemos mais, o Senhor entra em nossas circunstâncias e prova que ainda podemos lutar, que ainda temos força para seguirmos adiante, mesmo com lágrimas nos olhos, mesmo desesperados ou sozinhos. Deus desperta em nós um poder tão grande de reação que, como Jacó, lutamos madrugada a dentro, em oração, perseguindo o Senhor, expurgando nossos temores no sangue Dele, lançando nossas ansiedades sobre Ele (1 Pedro 5.7).

Há um tempo de luta para descobrirmos a força que há em nós e há um tempo de silêncio na presença de Deus para reconhecermos que nossa força vem Dele. Jacó persiste tanto na luta que o homem não tem outra coisa a fazer: desloca-lhe a coxa com um toque (Gênesis 32.25). À medida em que vamos nos tornando fortalecidos, tendo nossas ansiedades e dores lançadas em Cristo, devemos nos perceber se não estamos confiando demais em nós mesmos. Devemos nos aquietar em Deus e olhar para Ele. Certamente Jacó sentiu muitas dores quando a junta de sua coxa se deslocou. Quando não paramos para ouvir o Pai, sofremos conseqüências. No fim, a voz do Senhor se fará ouvir e cabe-nos decidir se queremos passar pela dor de termos nossas coxas deslocadas ou se paramos de ir na nossa própria força e nos inclinamos a ouvir o Senhor.

Concluindo, Jacó diz ao homem: "Não te deixarei ir, se não me abençoares" (Gênesis 32.26). A bênção que Jacó tanto desejava pode ser relacionada a uma pergunta: "Como fica a minha vida daqui para frente?" Quando o Senhor muda o nome de Jacó para Israel, está dizendo: "A sua vida mudou. As minhas promessas se cumprirão e você nunca mais será o mesmo".

Pense em Jacó voltando para a sua família, para seus criados e servos. Pense em Jacó no momento em que reencontra Esaú e o perdão se estabelece. Pense que, depois daquela luta com Deus, Jacó tem outro nome e outra história. Será que você está vivendo baseado na Palavra de Deus, seguro do que Ele disse a teu respeito? Será que você está lutando com o Senhor em oração, perseverando, clamando, lançando sobre Ele as suas necessidades? Será que você está parando para ouvi-Lo? Se assim for, em momentos de paz ou de turbulência, você poderá declarar, para a glória de Deus: "A minha vida mudou".
--

Marcadores: