Relevante


Luciano Motta

O tempo que se chama hoje precisa urgentemente de homens e mulheres que façam a diferença e influenciem positivamente esta geração.

Relevante significa:
1- aquilo que é preciso ou é necessário;
2- aquilo que importa;
3- o indispensável.

Cada uma das definições acima chama a minha atenção para um aspecto:

A necessidade: Existem muitas necessidades ao meu redor. Eu mesmo tenho necessidades. Primeiro, devo reconhecer o quanto preciso de Deus. Devo me entregar totalmente a Ele. Assim, serei útil ao Senhor para ir de encontro aos que carecem de vida, de alegria, da presença do Espírito Santo, que habita em mim. Ser sensível aos aflitos, aos desanimados, a todos que clamam por graça. Abrir minha boca e proclamar a salvação em Jesus. Devo olhar para o Reino e reconhecer o meu chamado no lugar onde o Senhor tem me estabelecido. Devo discernir os tempos e me revestir da armadura de Deus, porque há uma batalha espiritual em curso e meu lugar é na linha de frente.

O que importa: Muitas coisas me são apresentadas diariamente como importantes, mas pouco realmente é digno da minha atenção. Devo me concentrar no essencial, no que realmente importa. Olhar além das aparências, além das superfícies. Não me contentar com o que sou, mas ir adiante, crescer, desenvolver, às vezes até cair, mas me levantar, sacudir a poeira e continuar. Eu sou muito melhor do que essa criatura que se levanta da cama todo dia, porque o meu Deus se fez carne como eu e sofreu as minhas dores, para que eu pudesse acordar a cada manhã cheio de renovada graça, transbordante de misericórdia e amor, e ter um dia cheio de glória, viver um dia que realmente importe, viver com propósito e significado.

O indispensável: Deus. Ele é tudo na minha vida. Devo adorá-Lo, buscá-Lo, honrá-Lo, conhecê-Lo acima de qualquer coisa. Ele é meu Pai, é meu Salvador e Libertador, é meu Amigo Consolador. Não posso deixar o dia passar e não admirá-Lo, não contemplá-Lo, seja na criação, seja na Palavra, seja na vida do meu irmão, seja no sorriso dos meus filhos ao me verem e me chamarem de pai, tal qual Ele deseja ardentemente ser encontrado e amado por nós.

A propósito, você conhece...
Samua, Safate, Jigeal, Palti, Gadiel,
Gadi, Amiel, Setur, Nabi e Geuel?

Quem são esses homens? Você não sabe? Não fique triste por isso. Pouca gente se lembra deles. O que fizeram foi tão ruim que a história reservou para eles o lugar do esquecimento. Ficou apenas o registro, em Números 13.4-16.

Esses homens eram líderes das tribos de Israel, enviados como espias em Canaã, para observarem a terra e retornarem jubilosos, cheios de esperança, certos da promessa do Senhor para eles. Eram referências para seu povo, homens destacados, provavelmente valentes. Suas ações, porém, influenciaram negativamente toda aquela geração.

Não foram sensíveis às necessidades do povo nem às suas próprias; deram muita importância às coisas erradas. Pior de tudo: negligenciaram o indispensável - o Senhor. Todos foram contaminados pelo medo e pela incredulidade desses homens.

No entanto, dois daqueles espias, Josué e Calebe, entraram em rota de colisão contra aquele pensamento medíocre. Também estiveram naquela terra, viram as mesmas coisas que seus companheiros, mas entenderam a vontade do Senhor. Josué e Calebe se alinharam ao propósito de Deus e seus nomes foram escritos na história. Foram relevantes para a geração que entrou na terra. Conquistaram tudo o que Deus lhes havia prometido.

Quando todos nós reconhecermos que as necessidades e as prioridades deste tempo precisam ser buscadas e realizadas em Deus, uma revolução nesta geração estará prestes a acontecer. Quero fazer parte desta revolução. Quero ser relevante, conhecido pela grande obra que Deus realizou através da minha vida, para que a glória seja toda Dele. Já que sou apenas vaso, que seja de honra.
--

Marcadores: