A realidade de dois mundos


Ricardo Régener *

Nesses dias que se passaram, um grande e antigo sonho se realizou na minha vida: o de entrar numa Universidade Pública e de excelência. Depois de um processo seletivo penoso, fui aprovado no curso de Jornalismo, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Recebi muitos telefonemas, cumprimentos e mensagens de "parabéns". Todas as pessoas mais próximas vibraram comigo, e quase todas me disseram a mesma coisa: "Parabéns Régener, também, do jeito que você se esforçou, era de se esperar que você passasse". Apesar de eu realmente ter dedicado praticamente um ano da minha vida estudando pro vestibular, discordo plenamente de todos que me disseram isso: não consigo encarar isso de forma tão natural.

DOIS MUNDOS

Tenho percebido que muitos cristãos tentam criar uma fronteira entre o que é natural (causa e efeito) e o que é sobrenatural (intervenção divina). Dessa maneira, muitos acreditam que existem certas coisas "comuns" na nossa vida, coisas que envolvem mais da nossa própria atuação e pouco da intervenção divina: estudar, trabalhar, conviver socialmente, ir ao cinema, sair com os amigos, ter filhos. Acreditam também que o sobrenatural sempre se manifesta em coisas ditas "fantásticas": pessoas levantando de cadeira de rodas, dinheiro e cestas básicas sendo doadas sem explicação, e etc.

Temos a tentação de considerar que "algumas coisas precisam do nosso esforço" e outras precisam da "atuação divina". Dessa maneira, se eu trabalhei e me esforcei o mês inteiro, a consequência natural disso será um salário no final do mês; se eu estudei o ano inteiro, a conseqüência natural será a aprovação no vestibular. Mas, se eu fiquei o mês inteiro impossibilitado de trabalhar e Deus ainda assim me mandou um salário, daí sim atribuímos aquilo à ação divina, e testemunhamos de "boca cheia" as "coisas miraculosas" que Deus faz.

Apesar de fazermos distinção entre o natural e o sobrenatural, a palavra de Deus nos dá lições sobre a maneira como o sobrenatural age nas coisas consideradas mais comuns na vida do Cristão:

Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tiago 1:16-17)

Esse conhecido texto da Bíblia nos dá uma lição tremenda: toda e qualquer coisa boa que venha a acontecer na nossa vida, é presente de Deus pra nós: se nós comemos, é o Senhor que nos dá a comida e o prazer de comer; se nos divertimos, é o Senhor que prepara a diversão; se trabalhamos e ganhamos nosso sustento, é o Senhor quem nos dá a capacidade e a força para trabalhar; se passamos no vestibular, também é o Senhor quem nos deu a inteligência e a força para estudarmos; se passamos por provações (que também são benção, apesar de não parecerem), é porque o Senhor nos deu e quer nos aperfeiçoar (é importante deixar claro que "provações" são sofrimentos para o aperfeiçoamento da fé, e não sofrimento oriundo de pecado).

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem. Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. (Salmo 127:1-3)

Eu amo esse Salmo! É um dos primeiros que eu aprendi da Bíblia, lembrar dEle tem edificado tremendamente a minha fé. Ele trás uma realidade: todas as coisas "comuns e naturais" da nossa vida precisam do respaldo sobrenatural de Deus. Dessa maneira, podemos ser competentes, podemos ser bons executores, podemos ser esforçados, mas se o Senhor não agir a nosso favor, todos os nossos projetos serão um fracasso. De nada adianta agirmos no natural se Deus não fizer os seus milagres.

Enfim, de fato eu me esforcei pra passar no Vestibular. Mas se não fosse o Senhor me dando vigor físico e mental pra estudar, se não fosse Ele me dando inteligência e capacidade, eu poderia me esforçar o triplo, e tudo seria vão, tudo seria fracassado. Mas eu tenho escolhido confiar no Senhor, a entender que tudo o que eu faço, todas as coisas mais comuns da minha vida, são na verdade fruto da intervenção miraculosa do Senhor.

QUANDO O SOBRENATURAL NÃO AGE

Apesar do princípio do sobrenatural agindo no natural. Em algumas situações e projetos "normais" da nossa vida, o sobrenatural não dá respaldo ao natural: sabe quando você trabalha, trabalha, mas não colhe o fruto do seu trabalho? Quando você se esforça, e mesmo assim as coisas fracassam. Existem alguns motivos que nos levam a ficar desprotegidos, a mercê do natural:

"Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem." (Salmo 128:1-2)

1- Quando estamos no caminho errado - Em algumas situações o sobrenatural não age no natural simplesmente porque não estamos fazendo aquilo que está no coração de Deus para nós. Eu tenho uma experiência dolorosa e marcante disso, já compartilhei-a aqui no Geração DT, e repito: No ano de 2004, eu entrei num curso técnico de informática excelente, o melhor de São Paulo, o "curso dos meus sonhos". Nunca antes havia perguntado a Deus a vontade dEle sobre minha escolha profissional, confiava no meu coração e no meu encanto pela informática. Durante dois meses, eu experimentei o que é viver o natural sem o respaldo sobrenatural. Apesar de todo o meu esforço em uma jornada quase incessante de estudos, apesar de acordar todos os dias as 05:00 e ir dormir a 01:00, todo o meu trabalho parecia vão: o cansaço era massacrante, o tempo disponível parecia diminuir a cada dia, apesar de todo o esforço pouco era absorvido e as notas eram baixas. Acabei desistindo da idéia de ser Técnico de Informática com dois meses de curso, e só depois de algum tempo eu fui perceber que, de fato, aquela não era a vontade de Deus pra mim, aquele não era o caminho que o Senhor queria que eu traçasse.

São muitos os que hoje se envolvem em projetos profissionais, projetos ministeriais, projetos familiares, e sequer perguntam a Deus se aquela é a vontade dEle. Quando Deus não intervém sobrenaturalmente a nosso favor ficamos a mercê da sorte, e a tarefa mais simples se torna um fardo pesado e difícil. É muito comum hoje ver cristãos sofrendo, porque fazem projetos que não nasceram no coração de Deus, seguem caminhos que não foram traçados por Ele.

Querido, você já parou os seus projetos e já se fez a pergunta: será que isso está no coração de Deus? Eu perguntei a Ele o que Ele queria? Será que Deus queria mesmo que tal evento fosse realizado? Será que Deus queria que tal projeto acontecesse, ou foi coisa do coração humano?

Quando estamos fora da vontade de Deus, o sobrenatural simplesmente não intervém: podemos orar pedindo misericórdia, orar pedindo que Deus abençoe os nossos projetos, pedir respostas, que o Senhor não intervém. Sem o respaldo do sobrenatural, estamos fadados ao fracasso.

2- Falta temor - O Salmo que eu citei disse que aquele que teme a Deus comerá do fruto do seu trabalho. Muitas vezes estamos realizando a coisa certa da maneira errada. Sabe quando Deus te dá projetos, sonhos, coisas que realmente vêm dEle, mas você não se mantém na sua postura de adorador? Em muitas situações nós colocamos os projetos, as promessas, o trabalho árduo na frente do "buscar ao Senhor". Quando falta temor e reverência, o sobrenatural fica impedido nas nossas vidas.

Se você tem trabalhado sem aproveitar do fruto do trabalho, tem estudado sem aprender, tem se esforçado em vão, examine-se a si mesmo, peça para o Senhor sondar o seu coração, e te mostrar se te falta direção ou temor. Se te faltarem, mude a sua atitude, abra mão de projetos que não são do coração dEle, peça sobretudo que Ele te direcione. Apartir do momento em que você estiver na direção e no temor do Senhor, os milagres sobrenaturais começarão a se manifestar nas coisas mais comuns da sua vida: você trabalhará, e desfrutará do fruto do sue trabalho; você se esforçará, e verá o seu esforço recompensado.

UM PRINCÍPIO DE GRATIDÃO

Eu espero que você esteja realmente entendendo o princípio da ação miraculosa na nossa vida: os Milagres sobrenaturais nem sempre manifestam-se de forma ruidosa e excepcional no mundo natural. A maioria deles é como que transposto, manifestado nas coisas naturais, sendo que as coisas mais comuns da nossa vida, na verdade guardam em si a ação poderosa da mão divina. Milagres acontecem todo dia sem percebermos, e, questino: será que temos sido devidamente gratos por eles? Será que temos negligenciado louvor e gratidão?

Quando entendemos o princípio do sobrenatural dando respaldo ao natural, mesmo nas situações que parecem mais desesperadoras, naquelas em que o sobrenatural parece ausente, ficamos gratos ao Senhor. Afinal de contas, podemos não vivenciar milagres como cânceres desaparecendo em radiografias médicas, mas diariamente vivenciamos no natural os milagres mais incríveis: é o Senhor quem conta os fios de nossos cabelos, é o Senhor quem nos dá a inteligência e a força para nós estudarmos e trabalharmos, é o Senhor quem cuida das plantas que crescem e servem para nosso alimento, é Ele quem guia o coração dos homens e coloca as pessoas certas nos lugares certos pra que sejamos abençoados. É por Ele que exercemos ministérios, é por Ele que realizamos, é por causa dEle que conseguimos emprego, pela misericórdia dEle que passamos no vestibular. Toda boa dávida e todo dom perfeito vem dEle: É por causa dEle que temos o prazer de ter amigos, o prazer de passear e conhecer pessoas e lugares novos, o prazer de comer, o prazer de se casar e de se relacionar com uma mulher, é dEle também que vem os filhos, o sustento e a realização profissional. De fato queridos, o nosso Senhor nos ama e faz milagres todos os dias a nosso favor, seja grato por isso!

* Extraído do blog Geração DT, de Ricardo Régener.
--

Marcadores: