CUIDADOS DE UM RECÉM-NASCIDO ESPIRITUAL
Por Luciano Motta

Sou pai desde o último dia 01 de agosto e minha primeira semana cuidando de minha filha recém-nascida foi algo realmente inesquecível. Só quem já foi pai compreende bem o que estou dizendo. Ao longo desta primeira semana, senti em meu coração o Pai Eterno me mostrando que tanto as alegrias quanto todo o trabalho e noites sem dormir que a criação e o cuidado de um filho requer são as mesmas que um discipulador deve ter com um novo convertido, seu filho espiritual. A Palavra diz que todos somos discipuladores - "fazei discípulos em todas as nações" (Mateus 28.19) - e foi Jesus quem disse isso. O Pr. Sóstenes Mendes afirmou uma vez: A Bíblia não tem sugestões para as coisas da vida, tem mandamentos. Você e eu recebemos uma ordem: fazer discípulos, ou seja, sermos discipuladores.

Uma conversão segue este processo:

Tempo da semeadura (fecundação): quando a pessoa começa a ouvir sobre Jesus, salvação, arrependimento de pecados e nova vida com Cristo. A semente é lançada em seu coração e vai germinando.

Tempo do cultivo (gestação): quando você começa a orar intensamente, diariamente, pela pessoa que você evangelizou, ou que já ouviu a Palavra. É quando os santos intercedem pelas vidas que já receberam a semente. Este trabalho de oração e intercessão deve ser diário, contínuo, com fé, subindo a níveis extraordinários e sobrenaturais (pois a obra de conversão é do Espírito Santo).

Tempo da ruptura (parto): suas orações como discipulador se tornam tão intensas, que você sente dor, sente seu filho espiritual começando a romper com o sistema do mundo e das trevas. Sua dor é como as dores de parto, pois a pessoa está para nascer em Cristo. É neste momento que as forças das trevas se levantam com maior intensidade, mas este levantar é para cair pois você se levanta na força do Espírito e combate com suas intensas orações!

Tempo da colheita (nascimento): a pessoa recebe Jesus como o único Senhor e o único Salvador de sua vida. É um tempo de alegria, de realização. Há festa no Céu por um pecador que se arrepende! Aleluia!

Aqui seguem alguns cuidados para com o novo convertido:

1- Adaptação: aquele que nasce para uma nova vida em Cristo confronta-se com uma nova realidade, que precisa ser ensinada a ele.

2- Vacinação: o Espírito Santo cobre o novo convertido com Sua proteção, para que não seja atingido pelas doenças externas do inimigo.

3- Amamentação: o novo crente precisa de alimento. Este é o principal trabalho do discipulador: nutrir, alimentar constantemente, senão seu filho espiritual ficará fraco e pode morrer.

4- Sono: uma vez alimentado, o novo convertido pode descansar tranqüilo. Há alguém que cuida dele, seu discipulador está próximo, o Espírito Santo o cobre.

5- Alegria: é intensa a alegria daquele que recebe Jesus em sua vida! Assim também é tremenda a alegria daquele que discipula! O trabalho de cuidar não é maior do que a alegria em ver aquela nova vida crescendo dia a dia.

6- Paciência e Dedicação: sem elas, é impossível a um discipulador cuidar de seu filho espiritual. Assim ele caminhará rumo ao crescimento e ao amadurecimento em Deus, estando futuramente apto a gerar novos filhos e filhas no Senhor.

Duas palavras:

1- Na verdade, nem todos os crentes viveram este processo de novo nascimento. Estão nas igrejas, ocupando espaços, trabalhando, assumindo até púlpitos, mas ainda não nasceram de novo. Só o Espírito Santo pode separar quem é Dele e quem não é, mas nós podemos e devemos assumir nosso papel de intercessores. Aqueles que ainda não nasceram de novo e que estão nas igrejas encontrarão Cristo pelo poder da contínua intercessão dos santos, orações "dores de parto" para a ruptura dos homens e mulheres que se chamam "crentes" de suas relações com as trevas, de suas práticas no pecado. O fogo do Espírito queimará toda obra de madeira, feno e palha e refinará toda obra de ouro, prata e pedras preciosas (1 Coríntios 3.12-15).

2- Não temos feito corretamente o trabalho de discipuladores. Os filhos espirituais precisam daqueles que ensinam, que alimentam, que geram ambientes de descanso, que se alegram, são pacientes e se dedicam. O Espírito Santo já faz a parte Dele. O que temos feito pelos novos convertidos? Onde está a intercessão contínua? Onde estão os cristãos que geram suas famílias em Cristo através de suas orações "dores de parto"? E mais: Por que apenas os ministros à frente, pastores e líderes, fazem o trabalho de lançar sementes, de evangelizar, se esta é uma tarefa de todo crente, conforme o mandamento de Jesus?

Para pensarmos, refletirmos e assumirmos nossa posição. Como existem filhos e filhas espirituais para serem gerados neste mundo! Ajude-nos, Pai Eterno, a rompermos com nossa negligência, comodidade, falta de amor pelos perdidos! Capacita-nos como discipuladores e intercessores consistentes! Em nome de Jesus. Amém.

Marcadores: