As bem-aventuranças e os conflitos


Luciano Motta

Nos últimos dias do ano passado vivenciei algumas situações desagradáveis, como uma súbita torrente de água suja e indesejada, que enxarcou vários amigos e irmãos meus e respingou em mim também. Nossos ânimos se exaltaram acima do normal, além do que é saudável para pessoas dedicadas ao Senhor.

Eu sabia que a repercussão disso ainda seria ouvida e percebida nos corações mesmo depois de dias, semanas, meses... Todos carregaríamos marcas e experiências para o futuro. Só não esperava que meus sentimentos se agitariam no dia 31, ao som dos fogos de artifício e da festa na véspera do ano novo. Senti um nó na garganta, meu estômago embrulhou. Pesar e lamento bateram forte dentro de mim.

Decidi, então, me reservar de tudo e de todos, tranquei-me no escritório e fui buscar consolo no Pai. Nas palavras simples de Jesus em Mateus 5, no sermão do monte, meus olhos se desviaram do meu querer, dos meus "achismos" e da minha justiça própria:

1- E JESUS, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2- E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4- Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5- Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7- Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8- Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9- Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10- Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11- Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12- Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
13- Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14- Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15- Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16- Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.


Durante um conflito, a necessidade de auto-justificação faz com que as pessoas usem as palavras como dardos inflamados. Lançam mão de argumentos para defenderem a própria reputação, mascarando suas culpas e desviando a atenção para o erro dos outros. Trocam ofensas, acusações... Com isso, geram rótulos, feridas e marcas profundas, abalam a confiança, causam separações, inimizades e quebra de alianças.

Vejo nas bem-aventuranças a antítese de tudo isso. São felizes e abençoados os humildes, os quebrantados, os mansos, os justos, os misericordiosos, os puros, os que semeiam a paz, os perseguidos por buscarem fazer o que é certo, os que sofrem injúrias, calúnias e mentiras por causa da justiça.

Essas características estão normalmente relacionadas às pessoas fracas, despreparadas. Na verdade, esses são os agentes transformadores da história. Suas ações desatam os nós e libertam as vidas. Se a amargura e a desconfiança paralisam, a humildade, o perdão e a reconciliação reconduzem ao caminho do crescimento.

Jesus está dizendo que são bem-aventurados aqueles que dependem totalmente do Pai e confiam Nele como fiel Juiz e Autor da história, Senhor absoluto dos acontecimentos. Ao falar sobre as bem-aventuranças, Jesus demonstrava como iria vencer as lutas, as falsas acusações, as palavras ofensivas, as feridas. No fim, fiel à sua própria palavra, Deus o exaltou sobre todas as coisas.

Bem-aventurados são como sal - temperam, dão gosto; não são insípidos ou sem graça. São como sal refinado, próprio para ser lançado diretamente sobre o alimento; discípulos tratados pelo Pai que levam graça e equilíbrio sobre as crises, que curam as cicatrizes. O velho homem sempre vai usar de armas destrutivas, mas quem é nova criatura luta com armas espirituais, "poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo" (2 Coríntios 10.4-5).

Bem-aventurados são também luz neste mundo - brilham sobre as circunstâncias, refletem a glória de Deus em suas atitudes e pensamentos. Luz que rompe as trevas da falta de perdão, dos ciúmes, das discussões. Luz que revela o amor de Deus, sara e une os corações.

Sinto que Deus tem me tratado por essa palavra. Os conflitos que presenciei ainda repercutem, ainda tentam me empurrar para ações destrutivas, de confronto. Mas tenho aprendido que não há crise mais insuportável, não há conflito mais devastador, que resista ao poder de um bem-aventurado. Eis o que tenho perseguido nesse começo de 2008. Creio que, a partir desse posicionamento, Deus mudará toda a história.

"Humilhai-vos, portanto, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pedro 5.6-7).
--

Marcadores: