O Segredo de ser Santo


Ricardo Régener

"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo." (I Pedro 1:13-16)


Nós temos a santidade como vocação, não é algo que vem de nós, mas de Deus. A nossa vocação à perfeita santidade é um fato indissolúvel da nossa condição como novas criaturas, caminhamos para isso, e seremos em plenitude quando formos glorificados; mas precisamos viver hoje de acordo com esse chamado, de acordo com essa vocação. Na vida de todo o nascido de novo há pelo menos um incômodo, um desejo de viver de maneira diferente, de forma coerente com a nossa salvação.

Eu tenho certeza que você, assim como eu, também tem esse anseio de viver uma vida digna do evangelho, e sabe também o quanto é frustrante quando nós enfiamos o pé na lama do pecado e botamos tudo a perder. Muitas vezes eu já me senti tremendamente frustrado por não ser o filho que eu gostaria de ser, e eu tenho certeza que outras pessoas também compartilham desse mesmo sentimento.

Nesse texto bíblico, que a mim tem servido como escudo, Pedro dá algumas orientações para um dia-a-dia saudável nessa vida de convertido que nada mais é que uma busca contínua por ser mais parecido com Deus.

1- Cingindo vossos entendimentos - Conhecer a Deus e o seu plano é a primeira qualidade indispensável àquele que quer viver em santidade. (...)

2- Sede sóbrios- é a segunda recomendação de Pedro aos que desejam andar em santidade, e digo-vos: trata-se da recomendação mais primária e lógica entre todas as que Pedro dá. Sobriedade é o mesmo que vigilância, bom senso, é utilizar-se de certa simplicidade e moderação na hora de agir, façar e tomar decisões. (...)

3. Confiai inteiramente na Graça da revelação de Jesus Cristo - Até aqui eu tenho falado em adotar atitudes de dia-a-dia que denotam o nosso desejo de sermos santos, como santo é Aquele que nos chamou. Devemos dar o nosso melhor, o nosso tudo por uma vida em santidade, mas não podemos nos enganar e cair no legalismo: nem a leitura da Bíblia, nem a sobriedade, nem atos contínuos de negação pessoal nos garantem santos. A garantia de nossa santificação pessoal é a graça que há em Jesus Cristo, é por essa graça revelada que nos movemos e damos ao Senhor o nosso melhor nas pequenas atitudes. (...)

4. Não vos conformeis com as concupcências da velha natureza- Em alguns momentos da minha caminhada com Jesus eu já me vi preso em cadeias, atitudes, gestos e hábitos da época em que eu ainda não havia recebido a Jesus. Esse tipo de problema é comum entre cristãos, até mesmo entre os mais ilustres personagens bíblicos (veja Pedro e Paulo, por exemplo). Várias vezes o diabo já soprou nos meus ouvidos uma mentira na qual eu quase acreditei, pensamentos que me diziam: "Acho melhor aceitar continuar convivendo com esse pecado, porque uma mudança será impossível, é um espinho na carne", quantas vezes somos levados a nos acomodar e a nos conformar com nossos desvios de caráter! Que engano maligno!

O Senhor, através dessa passagem de Pedro, me despertou para ver que não devemos jamais nos conformar com os maus-hábitos da nossa velha natureza, mesmo aqueles que parecem mais inatos ao nosso caráter (os chamados "espinhos na carne"): a nossa vocação é a de sermos santos, e se há algum tipo de pecado difícil de se deixar no nosso dia-a-dia, ele deve ser confessado continuamente diante de Deus, e o arrependimento sincero trará ao seu tempo a libertação. Eu creio nisso! Eu creio que muito brevemente, mesmo os meus pecados mais comuns ao meu velho caráter deixarão de fazer parte do meu dia-a-dia. Eu creio que as minhas quedas no vício do orgulho, da arrogância, dos maus-pensamentos, serão coisa do passado! Isso através do arrependimento genuíno, do não-conformismo com as concupcências da velha natureza, o diabo nunca mais vai me enganar e me fazer acreditar que eu nasci pra viver na lama! A minha vocação é a de ser santo como Santo é aquele que me chamou, e é pra lá que eu estou caminhando: pro prêmio do meu chamado em Cristo Jesus. (...)

Se você, mesmo já sendo cristão, quer começar (ou recomeçar) hoje esse novo estilo de vida de busca de entendimento, de sobriedade, de confiança na graça e de inconformismo com o pecado, eu quero te desafiar hoje a repetir essa oração:

"Senhor Jesus, eu tenho consciência da minha vocação em Ti, eu quero ser santo! Senhor, eu que acreditei no engano do diabo, hoje declaro conforme a tua palavra que eu não vou me conformar com meus desvios de caráter. Eu que deixei de confiar na sua graça e cai no legalismo, volto hoje pra debaixo da proteção que há no Teu perdão. Eu que deixei de ler a Bíblia e a buscar o Teu conhecimento, hoje me comprometo a lê-la conforme a direção do teu Espírito. Eu que deixei de ser sóbrio e passei a viver dissolutamente, sem moderação, peço-te hoje a sabedoria e a direção do alto, governa as minhas atitudes. Em Teu nome, Amém!"

Sejamos Santos, pois ELE é Santo!

* Confira toda esta reflexão em Geração DT, do Ricardo Régener.
--

Marcadores: