Busca


Luciano Motta

Faz alguns anos que Deus me direcionou a estudar a Palavra no livro de Colossenses, capítulos 3 e 4. As circunstâncias na época foram de muitas lutas, muitas oposições, e não consegui desenvolver, nem em minha vida, nem no ministério, aquilo que Deus estava querendo ministrar. Este estudo acabou sendo deixado de lado.

Há poucos dias atrás, enquanto lia "O Campo de Batalha da Mente", de Joyce Meyer, uma palavra me saltou aos olhos: A mente de Cristo. E dentre as muitas passagens bíblicas relacionadas, havia uma que me despertou quanto ao estudo de Colossenses:

"...Buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (3.1-2).

Observe que há duas ordens aqui - "Buscai" e "Pensai" - ligadas às coisas de cima, do Céu. Pergunto a mim mesmo: O que tenho verdadeiramente buscado? Em que tenho verdadeiramente pensado? O que busco e o que penso são a minha prioridade e revelam a minha identidade.

Muitas coisas ruins batem à porta do nosso coração todos os dias - e algumas delas batem violentamente! Só não entrarão em nossas vidas se estivermos cheios de Deus, se estivermos cheios do Espírito Santo. Seremos vitoriosos ou não se estivermos buscando constantemente a presença do Pai, se nos aprofundarmos no estudo, na meditação e na aplicação às nossas vidas de Sua Palavra.

A posição que você e eu ocupamos hoje, seja em nossos ministérios na igreja, seja em nossos locais de trabalho, seja em nossos relacionamentos, depende exclusivamente da vontade de Deus. Por isso, seria muito inteligente de nossa parte estarmos ligados intimamente ao Senhor, buscando conhecer plenamente a Sua vontade para nós. A nuvem de Sua presença pode mudar de direção ou mesmo permanecer parada por tempo indeterminado e nós não percebermos isso. Então, corremos um grande risco: seguir com as nossas vidas sozinhos, sem a presença do Pai.

"[Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque Nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele" (1.15-17).

Guarde isso: "todas as coisas subsistem por Ele". Você só está onde está porque é da vontade Dele. Busque a Deus para que não lhe suba à cabeça o engano de que está no controle de suas ações e planos. Em Cristo, você descobre dia a dia o propósito do Pai para a sua vida.

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4.8).

Nós temos "a mente de Cristo" (1 Coríntios 2.16). Joyce Meyer aponta algumas atitudes que nos levam a pensar nas coisas que são de cima: 1- Pense positivamente; 2- Tenha a mente de Deus: tenha comunhão com Ele, medite Nele e nas Suas obras; 3- Tenha a mente "Deus me ama": não tenha medo, tenha consciência da justiça, não do pecado; 4- Tenha uma mente exortativa, considerando que exortar é apresentar um novo curso de conduta, com um modo de ação diferente do que tem sido feito; 5- Desenvolva uma mente agradecida; 6- Tenha a mente da Palavra, meditando e praticando a Palavra de Deus no seu dia a dia.

O ministério que recebemos de Deus só frutifica se o executarmos sob a direção do Espírito Santo, fluindo na mente de Cristo, ocupando nossos pensamentos de coisas boas e vigiando para que o mal não entre, buscando a cada dia o pão fresco, alimento sólido e base da nossa fé. Não passe um dia sem orar. Não passe uma semana sem se prostrar diante de Deus. É uma questão de sobrevivência espiritual e vitória em todas as situações da vida.

* Este estudo é parte da série: Colossenses 3 e 4. Em breve, publicaremos a continuação.
--

Marcadores: ,