O PODER DE DEUS EM TEMPO DE AJUSTES


Por Luciano Motta

"Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita e todos os seus caminhos são justiça... Como poderia um só perseguir mil, e dois pôr em fuga dez mil, se a sua Rocha não os tivesse vendido e o Senhor não os tivesse entregue? Pois a rocha deles não é como a nossa Rocha..." (Deuteronômio 32.4,30,31).

Fim de ano é assim: expectativas, planos, sonhos... Percebemos os mesmos sentimentos nos corações israelitas, certamente ainda mais eufóricos, observando o contexto da passagem bíblica acima desde o capítulo 28. Todos os preparativos estavam sendo tomados para que o estabelecimento daquele povo na terra prometida significasse um tempo de bênçãos, crescimento e muitas conquistas.

No entanto, Deus já sabia que Israel quebraria a aliança. Tão logo vencessem os inimigos e provassem da fartura da terra, se afastariam do Senhor. Por isso, um cântico profético é transmitido ao povo. Seria um testemunho das advertências de Deus. Toda vez que quebrassem a aliança, se lembrariam do que disse o Senhor através do cântico.

Pelo Espírito Santo, estamos entrando em um tempo de ajustes como filhos de Deus e como igreja. Devemos nos preparar de acordo com o que o Senhor tem falado. Veja que há uma profusão de palavras sobre conduta, caráter, fidelidade, santidade, em sermões e mensagens, na TV, no rádio e em nossas igrejas. Talvez esta geração seja a que mais tem acesso à Palavra, em várias versões e comentários. E Deus tem usado cânticos, muitos cânticos. Cantamos a Palavra, declaramos muitas verdades, dizemos que queremos mais Dele, pedimos chuva, avivamento... O Senhor ministra através do louvor e da adoração a Sua vontade. Por outro lado, espera de nós ações práticas e concretas sobre o que cantamos.

Obras perfeitas, caminhos justos...
O verbo "ajustar" vem da palavra "justo". É tempo dos filhos se alinharem ao caráter do Pai, à Sua Justiça. Este é o pré-requisito para a terra prometida da igreja de hoje.

Como está a sua vida espiritual? As pessoas o reconhecem como homem de Deus? Você é uma mulher de Deus? Amigos, familiares, colegas de trabalho, vêem nas suas atitudes o caráter de Cristo? Você é uma referência de integridade e santidade para a sua família? Obras perfeitas (tudo o que você faz) serão conseqüência de caminhos justos (tudo o que você é).

Arrume a casa, organize-se, planeje, cuide das finanças - prepare-se para algo muito maior! Não olhe apenas para 2007. Os ajustes de hoje poderão frutificar em bênçãos daqui a cinco, dez anos, talvez para a vida toda! Não fique parado. Deus está se movendo, realizando grandes coisas. Os sonhos para o próximo ano se perderão ao longo dos meses se nada for feito nos próximos dias.

O que você não pode fazer está nas mãos do Senhor. Ele está cuidando da sua vida. Fique firme na Rocha.

Um só perseguirá mil...
A aliança que temos com Deus não nos isenta de lutas, desafios e até mesmo oposições! Há uma intensa guerra espiritual sendo travada neste exato momento. Mas aqueles que são fiéis ao Senhor alcançarão vitórias extraordinárias! Jesus disse: "No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo" (João 16.33).

Aqueles que guardam a aliança estão sob uma promessa tremenda: um só perseguirá mil! Veja que é uma posição de ataque. O inimigo às vezes cerca em todas as direções e tenta oprimir ou intimidar os filhos de Deus com suas ciladas, mas as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja! Aleluia!

Se as coisas estão mal na família e só você é cristão, não desista! Creia que Deus irá agir de forma sobrenatural. Persevere na oração. Lembre-se de sua aliança com o Pai. Se há lutas no trabalho ou no ministério, coloque os conflitos e as divergências diante de Deus e busque Nele a resolução de tudo.

Veja o exemplo de Sansão: seus próprios compatriotas o prenderam e o entregaram aos inimigos filisteus! Mas o Espírito do Senhor se apossou dele, e as cordas que lhe ligavam os braços se tornaram como fios de linho que estão queimados do fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos. E achou uma queixada fresca de jumento e, estendendo a mão, tomou-a e com ela matou mil homens (leia Juízes 15.9-15).

Antes desta grande vitória, a Bíblia diz que Sansão estava na fenda de um penhasco, ou seja, uma rocha elevada! O Espírito Santo estará conosco para vencermos qualquer adversidade se estivermos firmes na Rocha, o Senhor Todo-Poderoso!

Lutas no lar: maridos incrédulos, esposas insubmissas, filhos rebeldes... Investidas no trabalho: invejas, ciúmes, "amigos" que puxam o tapete, chefes arrogantes... São batalhas individuais, às vezes solitárias. Se você está enfrentando situações assim, receba esta palavra: Permaneça fiel. Esta luta não é contra pessoas, é contra o diabo e ele usa estas situações para tentar te derrubar. Mas pelo Espírito, as coisas vão mudar, as amarras se desfarão, suas forças serão multiplicadas e os inimigos fugirão por sete caminhos! (Deuteronômio 28.7)

Dois porão em fuga dez mil...
Não estamos sós neste mundo. Nascemos a partir da união de um homem e de uma mulher. Mesmo aqueles que não têm família estão cercados por pessoas, estão se relacionando com alguém.

Quando você passa por situações que tem de enfrentar sozinho, ainda assim está debaixo de alguma cobertura: alguém está orando por você, alguém se importa com você, alguém está sentindo a sua falta! Isso vale para a igreja, para a família, para uma equipe de trabalho, para qualquer grupo de pessoas cujas habilidades individuais estejam integradas, cooperando para o bem comum.

Veja que tremendo: um perseguirá mil e dois porão em fuga dez mil!!! Não deveriam ser dois mil ao invés de dez mil? Mas a matemática de Deus não é como a dos homens. Ele está dizendo: não faça contas, atente para o fato de que há dois (unidade). Quando os filhos de Deus se unem em aliança e buscam a Sua face, espere o sobrenatural! Jesus disse: onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mateus 18.20).

O apóstolo Pedro estava preso e havia sobre ele uma sentença de morte. Cerca de 16 homens faziam a sua vigilância. Contudo, veio o anjo do Senhor e soltou-lhe as cadeias. Pedro saiu tão rapidamente que julgou ser uma visão tudo o que tinha acontecido (leia Atos 12.1-17).

Paulo e Silas foram presos em uma viagem missionária. Receberam muitos açoites e os lançaram no cárcere inferior. Por volta da meia-noite, quando poderiam estar lamentando aquela situação, começaram a louvar a Deus. A Bíblia diz que de repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos (leia Atos 16.22-26).

Há uma grande diferença na maneira como Deus manifesta o seu Poder: Pedro estava só (um perseguirá mil) e experimentou o sobrenatural; Paulo e Silas estavam juntos (dois porão em fuga dez mil) e Deus moveu aquela prisão com a sua presença! Por mais difícil que seja a situação, se estivermos unidos, o Poder sobrenatural de Deus é multiplicado! Aleluia!

Entenda que este pensamento - "não preciso de igreja, já tenho comunhão com Deus" - é uma mentira! Tanto Pedro quanto Paulo e Silas estavam sob a cobertura da igreja. Se você está verdadeiramente em aliança com Deus, irá se aliançar com o Corpo de Cristo, porque esta é a vontade Dele. Jesus orou assim: Eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim (João 17.22-23).

Pessoas que vivem isoladas de outras estão em processo de morte! Crentes que vivem afastados da igreja estão morrendo espiritualmente! Quando vierem as batalhas, não resistirão, pois estão desligadas do Corpo de Cristo. Lembre-se que as promessas do texto bíblico que abre esta reflexão são para um povo, não para uma pessoa sozinha, isolada.

O casamento é também uma aliança de unidade. Quando Deus criou Adão, disse: não é bom que o homem esteja só (Gênesis 2.18). Se os problemas são grandes, se há desentendimento, promova urgentemente o diálogo; ouça e reflita antes de falar. Juntos, marido e mulher resolverão as mais complexas situações pela aliança que têm com o Senhor. Unidos, experimentarão o sobrenatural de Deus! (Se o seu lar é dividido espiritualmente, lembre-se: um só perseguirá mil. Permaneça fiel)

Se no ministério as coisas vão mal, se há discordâncias, reúna o grupo e lute pela unidade. Orem juntos. Compartilhem opiniões, idéias. Há um potencial espiritualmente explosivo sobre um ministério ou uma igreja em unidade. As cidades sentirão os efeitos desta verdadeira bomba: a glória de Deus será conhecida e muitas vidas serão resgatadas!

Espere coisas grandiosas em 2007. Ajuste-se para um tempo tremendo de realizações. Busque viver como o Pai e você fará obras tremendas! Permaneça fiel na Rocha e nada poderá detê-lo! Fortaleça as suas alianças - na família, na igreja, no trabalho - e veja o Poder de Deus rompendo cadeias e te liberando para gloriosas conquistas! Não há Rocha como o nosso Deus!!!

Marcadores: