Por quem você é guiado?


Luciano Motta

A quem você recorre na hora da dúvida? Quem é o seu conselheiro, o seu guia, nos entroncamentos da vida?

Moisés, inegavelmente um grande homem de Deus, libertador dos hebreus das mãos opressoras de Faraó no Egito, teve seus momentos de dúvida e inconstância, como todos nós temos. Faz parte da nossa humanidade. Mesmo entre os grandes heróis da fé (Hebreus 11.23-29), Moisés expôs suas fraquezas diante dos desafios e das provações.

Em uma dessas ocasiões, Moisés não pensou duas vezes entre ter um homem conhecedor do deserto ao seu lado, para conduzir aquela numerosa multidão, do que ter o próprio Deus:

"Disse então Moisés a Hobabe, filho de Reuel, o midianita, sogro de Moisés: Nós caminhamos para aquele lugar, de que o SENHOR disse: Vo-lo darei; vai conosco e te faremos bem; porque o SENHOR falou bem sobre Israel. Porém ele lhe disse: Não irei; antes irei à minha terra e à minha parentela. E ele disse: Ora, não nos deixes; porque tu sabes onde devemos acampar no deserto; nos servirás de guia" (Números 10.29-31).

Vamos admitir: temos medo do que não podemos "controlar". Humanamente falando, é mais "seguro" e "confortável" seguirmos o que vemos do que o invisível agir de Deus.

Vale dizer, contudo, que a Nuvem da Presença do Senhor estava o tempo todo com Moisés e com o povo. O Mar Vermelho já havia se divido em duas partes! Quero enfatizar aqui que Deus já tinha demonstrado Seu Poder e cuidado para com eles de muitas formas maravilhosas e sobrenaturais!

Ainda assim, Moisés queria que seu sogro o guiasse pelo deserto. Era "melhor". Se algo não desse certo, ou não fosse da maneira esperada, poderiam simplesmente trocar de guia. Ou tomar uma nova rota. Tudo confortavelmente no âmbito humano.

Queremos algo concreto. Uma ponte sobre águas turbulentas nos parece mais "firme" do que uma simples palavra de Jesus: "vem" (Mateus 14.24-33).

A Bíblia não deixa muito claro se o sogro de Moisés permaneceu com eles ou não. Alguns estudiosos afirmam que não, pois a Bíblia não menciona mais a presença de Jetro com eles. Eu também presumo que não, principalmente pela mudança da postura de Moisés, como vemos na sequência do texto:

"E a nuvem do SENHOR ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial. Acontecia que, partindo a arca, Moisés dizia: Levanta-te, SENHOR, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os odiadores. E, pousando ela, dizia: Volta, ó SENHOR, para os muitos milhares de Israel." (Números 10.34-36).

O que Deus espera de nós, Seus filhos, é uma fé real, madura, consolidada. São importantes e necessários os referenciais humanos, visíveis. Amigos e líderes espirituais são instrumentos de Deus nesta terra para nos abençoar e nos ajudar em nosso crescimento. Mas em qualquer circunstância, em qualquer tempo, devemos ser guiados pelo Senhor - só por Ele. Seja qual for a adversidade que insurgir em nosso caminho, ainda que duvidemos, devemos escolher sermos guiados por Deus. Nos momentos de decisão, vamos confiar que Ele sempre tem o melhor para nós.

O Salmo 23 nos lembra quem é o Melhor Guia:

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.


...

Marcadores: