ADORMECIDOS EM MEIO À VOZ PROFÉTICA


Por Luciano Motta

Nos últimos tempos, o Espírito Santo tem transmitido à Sua igreja uma mensagem de arrependimento, santidade e busca por mais de Deus. Ele tem usado seus servos, homens e mulheres, com voz profética para anunciar a Sua Palavra.

Provavelmente em muitos anos não se ouve falar tanto em arrependimento, santidade e busca por mais de Deus. As pregações e palavras são as mais variadas, os textos bíblicos aplicados são os mais diversos, mas a essência de tudo é a vontade de Deus que Seus filhos tenham intimidade com Ele e sejam, assim, instrumentos poderosos para a transformação do mundo.

É sobre isso que quero compartilhar com você. Em Atos 20.7-12 lemos:

7 No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite.
8 Ora, havia muitas luzes no cenáculo onde estávamos reunidos.
9 E certo jovem, por nome Êutico, que estava sentado na janela, tomado de um sono profundo enquanto Paulo prolongava ainda mais o seu sermão, vencido pelo sono caiu do terceiro andar abaixo, e foi levantado morto.
10 Tendo Paulo descido, debruçou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, pois a sua alma está nele.
11 Então subiu, e tendo partido o pão e comido, ainda lhes falou largamente até o romper do dia; e assim partiu.
12 E levaram vivo o jovem e ficaram muito consolados.


Paulo "falava com eles" e "prolongou o seu discurso" - O homem de Deus, aproveitando a oportunidade, pois iria partir no dia seguinte, incessantemente ministrava ao coração daqueles cristãos. O que ele falava? "Tenho declarado tanto aos judeus como aos gregos que devem se converter a Deus, arrepender-se e ter fé em nosso Senhor Jesus Cristo" (Atos 20.21).

O apóstolo Paulo representa todos aqueles que Deus tem levantado com voz profética em nossos dias, ministrando arrependimento, santidade e busca por mais de Deus. O tempo é curto, a obra é grande, o Espírito Santo tem pressa e insiste, se alonga, em sua mensagem.

"Havia muitas luzes" - Nosso país tem experimentado a presença de Deus de forma abundante. Nossos irmãos de outras nações olham para nós e dizem: há avivamento no Brasil. Em muitos lugares, encontramos manifestações tremendas da Glória de Deus! Igrejas têm sido impactadas por esta maravilhosa presença e estão passando o que receberam.

Esta abundância de luzes aponta para a vontade de Deus: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5.16).

Mas o jovem Êutico "estava sentado na janela" - Em meio a tantas coisas tremendas, ainda há muitos que estão assentados, acomodados. Pior do que isso: acomodados em lugares perigosos. Ainda existem muitas igrejas, muitos cristãos, sentados em janelas, enquanto ouvem a voz profética.

Por uma janela, os espias escaparam dos guardas de Jericó, pela ajuda de Raabe (leia Josué 2.15). O próprio apóstolo Paulo fugiu de Damasco descendo por uma janela (veja 2 Coríntios 11.33). Entenda: janela é lugar de escape. Enquanto a voz profética é ministrada, fique em meio à abundância de luzes, mas não se assente na janela, não se permita poder escapar do que está sendo falado pelo Espírito Santo.

Nossa tendência humana e carnal é fugir do tudo o que é espiritual. Fugimos da voz de Deus por causa de pecados não confessados, por problemas pessoais e íntimos não resolvidos, por convicções divergentes da vontade de Deus, por religiosidade, por costumes e tradições humanas, por negligências... são tantas janelas abertas ao nosso redor! Infelizmente, muitos líderes, pastores, servos de Deus, estão sentados nestes lugares perigosos, correndo riscos terríveis!

Êutico foi "vencido pelo sono" e "caiu" - Em um local muito iluminado, onde há pessoas falando, é muito difícil dormir. Aquele jovem foi tomado pelo sono porque se reservou, se desligou daqueles irmãos, deixou-se escapar do que estava sendo falado ali. A Bíblia dá a entender que Êutico não agüentava mais aquele discurso! Já era meia-noite, o cansaço tomou conta dele e, dormindo, caiu.

Para aqueles que estão na janela, a mensagem de arrependimento, santidade e busca por mais de Deus é insistente demais! Dizem: "Não consigo mais ouvir a mesma coisa!" Fazem pouco caso desta mensagem, estão cansados, o sono da frieza espiritual e da religiosidade bate à porta. Tão próximos da luz abundante, mas tão perto da queda nas trevas!

Davi estava na luz até o momento em que foi para o terraço de seu palácio. Ali viu Bate-Seba e caiu nas trevas do pecado (leia 2 Samuel 11.1-4). Aquele terraço foi a "janela" de Davi, seu lugar de escape da necessidade de ir à guerra. A partir daquele momento, só encontrou morte. Arrependimento é sair para a guerra! É um confronto direto contra as vontades da carne e contra o inferno! A voz profética do Espírito Santo traz hoje para a igreja uma mensagem de batalha, de romper com a rotina religiosa, de enfrentar seus medos e pecados, de se alistar em um exército de adoradores posicionados na luz, inflamados, apaixonados, que trarão avivamento a esta terra, em nome de Jesus!

"Foi levantado morto", mas "a sua alma está nele" - Uma notícia ruim corre rápido! Muitos servos de Deus, depois de sofrerem grandes quedas em suas vidas, são levantados mortos diante da sociedade. Mas existe um poder de ressurreição na igreja por meio do Espírito Santo! Há cura, vida, restauração, sobre todos os que um dia caíram e estão arrependidos!

Aqueles que não crêem neste poder, usados pelo inferno, correm em anunciar a queda dos servos de Deus. Mas o Espírito Santo deseja vir sobre todos os que um dia caíram e não se levantaram; sobre todos os que estavam na luz, mas foram para uma "janela"; sobre todos os que estão ficando cansados, desanimados!

Se você é um destes, saiba que Deus deseja fazer uma obra de restauração em seu ânimo! Ele quer avivar a sua alma e o seu espírito! Ele sopra vida onde há sequidão! Ele te abraça e diz: A sua alma ainda está viva! Você ainda está vivo!

O Espírito Santo tem poder para te ressuscitar agora mesmo! Por isso, faça esta oração: "Espírito Santo, reconheço que não tenho ouvido a Tua voz. Há pecados que ainda não confessei. Santidade é algo que não vivo. Buscar a Tua presença é algo que não faço. PERDOA-ME! LIBERTA-ME! MUDA AGORA esta realidade! Abraça-me e dá-me vida! Não quero mais 'escapar' de Ti. Quero permanecer na Tua luz e ser instrumento de avivamento nesta nação. Eu já te louvo pela restauração da minha vida. Em nome de Jesus. Amém!

Marcadores: