Vestes do adorador


O PADRÃO DO SACERDOTE X O PADRÃO DA MODA

Por Luciano Motta

Somos "sacerdócio real" (1 Pedro 2.9). Como foi no tempo de Moisés e Arão, quando o Senhor estabeleceu um padrão para as vestes sacerdotais, assim hoje este padrão estabelece para nós princípios de vida, princípios de como deve ser o nosso vestuário.

Que roupas usamos? Será que o nosso vestir traduz com fidelidade o que tanto dizemos e afirmamos crer? Será que a santidade de Deus está presente em pessoas que se vestem chamando a atenção para si e para seus corpos?

Vamos tomar por base dois textos: Êxodo 28.31-43 e todo o capítulo 39.

(1) O manto do sacerdote era todo de estofo azul (Ex 28.31). Outros adornos na veste sacerdotal eram de cor púrpura e carmesim (Ex 28.33). O azul representa a santidade. O púrpura e o carmesim representam o sangue de Cristo.

Este é um princípio espiritual: O verdadeiro adorador busca viver em santidade, está vestido de forma santa, e o sangue de Cristo é sua cobertura, como foi com o povo de Israel ainda no Egito, quando o anjo da morte matou a todos os primogênitos, porém não pôde entrar nas casas onde havia o sangue do cordeiro salpicado nas portas (Ex 12.21-23). Nada pode contra aqueles que verdadeiramente amam Jesus e que o receberam como Senhor e Salvador, pois a santidade e o sangue de Cristo são a sua cobertura espiritual.

(2) Nas abas do manto, haviam campainhas (Ex 28.34). O som delas deveria ser ouvido enquanto o sumo sacerdote ministrasse diante do Senhor, no Santo dos Santos (Ex 28.35). Se o som das campainhas parasse de ser ouvido, uma coisa era certa: a oferta havia sido rejeitada e o sacerdote, imediatamente morto pelo Senhor.

O adorador carrega um som consigo - é o som daquele que está constantemente diante do Senhor. Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, Ele habita em cada crente, o tempo todo, pois o Espirito Santo faz morada em nós (1 Coríntios 3.16). Então, a oferta, o sacrifício, acontecem a cada minuto, a cada instante. Por isso, a adoração é um estilo de vida, não é um momento isolado em um culto, não está preso a um lugar, nem depende das circunstâncias. O adorador oferece a si mesmo como sacrifício vivo (Romanos 12.1) O TEMPO TODO! Aonde quer que vá, o som da campainha pode ser ouvido - o adorador está vivo, adorando diante do Amado.

A ausência deste som significa que há pecado a ser confessado, que há vontades humanas que precisam ser sacrificadas, que há perdão a ser liberado, etc.. Estas e outras coisas geram falta de alegria e de fervor espiritual, esfriam a fé e o amor pelo Pai. Sem vida no altar, o adorador vai deixando de se apegar a Deus e começa a se apegar às coisas do mundo. Por isso, é necessário, é urgente, é determinante, que o adorador busque ao Senhor todos os dias, que esteja ligado ao Pai a todo instante. Lembre-se: Sua vida é o templo, o Espírito Santo está presente, não o entristeça, não deixe parar o som das campainhas.

(3) Havia uma lâmina de ouro puro com esta gravura: "Santidade ao Senhor" (Ex 28.36). Esta lâmina ficava presa à testa do sacerdote (Ex 28.38). Isto representa o testemunho do sacerdote diante de Deus e diante do povo.

Testemunho é a prova de que o que dizemos a respeito da nossa fé é realmente uma prática constante em nossas vidas. O adorador traz esta marca em sua vida e é vista por todos. As pessoas vêem as nossas boas obras e glorificam ao Pai (Mateus 5.16). As roupas que usamos e a vida que levamos devem dar testemunho de que somos santos como é o nosso Deus.

(4) Calções de linho cobriam a pele nua (Ex 28.42) para que o sacerdote não levasse iniquidade (pecado) sobre si. O linho representa pureza - Jesus voltará vestido de linho (Apocalipse 19.14). Esta pureza cobre o adorador.

Neste contexto, a pele nua é a exposição da carne, do corpo. A Bíblia diz que o nosso corpo pertence primeiramente ao Senhor e, para os casados, pertence também ao marido ou à esposa (1 Coríntios 7.4). Por isso, seu corpo não deve ser exibido, pois não lhe pertence! Mas isso não significa viver como na cultura religiosa do Oriente Médio, onde as mulheres ficam escondidas sob roupas, com seus rostos escondidos. Veja que este costume religioso só é aplicado às mulheres, mas o princípio bíblico se aplica a TODO SACERDOTE, ou seja, a todo adorador, homem ou mulher.

Cobrir a "pele nua" é evitar decotes, transparências, roupas apertadas, vestes que chamam a atenção das pessoas para o corpo, que atraem os olhos para a sensualidade e a malícia. Quem usa roupas assim leva iniquidade (pecado) sobre si e também leva outros ao pecado. Sendo assim, não pode ministrar diante do Senhor, pois a santidade não compactua com o pecado. O adorador dá mau testemunho diante dos outros, pois suas roupas não condizem com suas palavras de fé. Pecado é impureza, e o adorador deve estar vestido de pureza.

(5) O sacerdote carregava no seu peito uma placa com 12 pedras preciosas, que simbolizavam as 12 tribos de Israel (Ex 39.7-21). Estas pedras representam a aliança de Deus com seu povo e hoje esta aliança está expressa para nós na Palavra de Deus.

Tal qual o sacerdote, o adorador carrega a aliança no peito, mais precisamente no coração. A Palavra deve ser amada e praticada pelo adorador. Suas vestes, suas atitudes, seu modo de viver é de acordo com a Palavra. O Senhor fez uma aliança de amor conosco: enviou Jesus para morrer por nós, abrindo o acesso até o Pai. E nós, que amamos o Pai, também estamos aliançados com Ele, obedecendo tudo o que Ele nos manda na Sua Palavra.

As vestes do adorador trazem consigo este padrão: 1) santidade, 2) o sangue de Cristo, 3) vida constante na presença de Deus, 4) testemunho, 5) pureza, 6) aliança com Deus e Sua Palavra.

É evidente que o padrão da moda caminha a passos largos longe destes princípios! A moda é ditada por pessoas que não temem a Deus, muitas delas com vida entregue à prostituição e à luxúria (lascívia). Roupas que vêm desde a criação com um princípio sensual, de forte apelo sexual. A moda oprime as pessoas, impondo o consumismo, gerando dependência de tendências e costumes. A mídia em geral estimula este comportamento e a sociedade sem Deus prossegue neste caminho. A Palavra diz que "um abismo chama outro abismo", o pecado gera mais pecado, a cada nova estação mais e mais as roupas se tornam sensuais, trazendo iniquidade.

O verdadeiro adorador discerne o padrão do sacerdote do padrão da moda. Não há problema algum em se andar bem vestido, com roupas de nossa época e contexto. No entanto, vestir-se de acordo com os princípios de Deus vai além do bom senso humano.

Você pode até dizer que não tem nada a ver. Afinal, aquele vestido é tão lindo, mas se bater um ventinho... Mas não vai ventar não, né? E mesmo completamente vestido, coberto por roupas até o pescoço, até os pulsos e até as canelas, você poderá parecer sensual. Muitas roupas são confeccionadas para atrairem olhares de cobiça, trazendo iniquidade.

Busque o discernimento do Espírito. Você vai comprar roupas novas? Busque o discernimento do Espírito. Olhe o seu guarda-roupas, se ainda não o fez, e ore intensamente para que Deus abra os seus olhos: certamente você terá que se desfazer de algumas peças de roupa. O Espírito Santo falará contigo.

A prostituição e a lascívia são impedimentos à santidade (1 Tessalonicenses 4.3-5,7-8). A carne combate contra o Espírito (Gálatas 5.17). Esteja certo de que haverá resistência em seu coração para mudar do padrão da moda para o padrão do sacerdote. Mas assim você estará caminhando mais e mais em direção à uma vida santa, que glorifica ao Pai, que dá bom testemunho da vida de Deus em você, que não atrai pecado nem leva outros a pecarem! O sacerdote reprovado era morto. Isso representa falta de unção, de poder espiritual, é brecha para a ação do inimigo! Não permita mais isso! Batalhe, lute! Você é um sacerdote. Você é um verdadeiro adorador.

Marcadores: