Morte


Luciano Motta

"Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" (Colossenses 3.3).

Observe esta expressão: Já estais mortos. Um morto não reage, não sente vontade, não imagina. Parece óbvio, mas muitas vezes nosso comportamento diante do pecado é de alguém vivo, bastante vivo! Se, quando confrontados, nosso primeiro ato é revidar; se palavras mentirosas "escapolem" de nossos lábios; se ainda nos sentimos inclinados a praticar (ou mesmo a pensar) coisas que não agradam a Deus, é porque, de fato, não morremos definitivamente para o pecado.

Ok, é verdade que somos humanos, somos falhos, mas não podemos nos acomodar nisso, nem fazer disso uma desculpa constante para justificarmos nossos erros. Somos exortados pela Palavra a reagirmos e a buscarmos a perfeição em Cristo através da santificação. Assim, pela morte da nossa vontade, poderemos cumprir de forma plena a vontade de Deus; pela nossa separação do mundo, poderemos fazer grandes coisas para a glória de Deus. Assim como Jesus:

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome" (Filipenses 2.5-9)

Aleluia! Jesus é o nosso referencial e deixou para nós o caminho da santificação: Por amor (sentimento), abriu mão de si mesmo, de suas vontades, posição e capacidades (se esvaziou), permitiu ser exposto, caluniado e até mesmo ferido, injustamente, sem retrucar (se humilhou), submeteu-se à vontade do Pai e às autoridades constituídas (obedediente) e entregou a sua vida para cumprir sua missão (morte). Veja que são etapas: para morrer é preciso obedecer; para obedecer é preciso se humilhar; para se humilhar é preciso se esvaziar; e para se esvaziar é preciso amar.

"Mortificai, pois, os vossos membros" (3.5)

Você tem que morrer! É isso o que diz esta Palavra. O apóstolo Paulo enumera algumas práticas e desejos carnais que devemos literalmente matar em nós mesmos. Estão nos versos 5 ao 9:

* Prostituição (vida desregrada e corrompida, libertinagem, depravação) - Sem dúvida, esta é a principal arma do diabo em nossos dias, presente na TV, nos filmes e na internet. O que você tem visto?

* Impureza (algo contaminado, imundo, que perturba a pureza).

* Paixão (vício dominador, compulsões).

* Vil concupiscência (desejos ardentes e maus de bens ou gozos materiais e sexuais).

* Avareza (idolatria/apego excessivo ao dinheiro) - Você tem sido um dizimista fiel? Você tem sido liberal em dar e ofertar para o Senhor?

* Ira (desejo de vingança).

* Cólera (irritação violenta, furor).

* Malícia (má índole, esperteza, malandragem).

* Maledicência (falar mal, difamar, murmurar).

* Palavras torpes (palavras vergonhosas, repugnantes).

* Mentira (afirmação contrária à verdade, falsidade, indução em erro).

Estas coisas não podem ser práticas em nossas vidas! O velho homem deve morrer completamente! Em Cristo, fomos feitos novas criaturas, "vestidos do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" (3.10). E se pecarmos, o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Ou seja: escondidos com Cristo em Deus (3.3), somos limpos de todo mal, renovados pela graça e apurados pela Palavra de Deus, para seguirmos adiante.

ATENÇÃO: Vigie, pois é possível estar escondido do mundo sem Cristo, pelo engano da religiosidade. O diabo tem feito muitos filhos de Deus caírem, por pensarem estar agradando a Deus e não perceberem que, na verdade, alimentam seu próprio orgulho. As regras e procedimentos destes não têm valor algum contra a satisfação da carne (leia 2.20-23).

"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão" (Mateus 6.5)

Muitos acreditam serem mais santos do que os outros. Para estes, o tempo de vida cristã é um atestado de conhecimento e maturidade espirituais. Não recebem uma palavra ou conselho de gente mais nova na fé. Acham que já sabem o suficiente a respeito de Deus e de Seu Reino. Não aceitam a repreensão de seus líderes ou mesmo a exortação de um irmão. Cuidado!

"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente" (Mateus 6.6)

A missionária Heidi Baker certa vez disse que a porta de entrada para o lugar secreto é muito, muito baixa. Para entrar ali, é preciso diminuir, diminuir, diminuir... Quanto menor você fica para o mundo e para o pecado, maior você se torna diante de Deus, revestido de autoridade e poder, exaltado pelo Pai para realizar grandes obras em nome de Jesus!

Você tem percorrido o caminho da santificação? Tem deixado de lado suas opiniões pessoais e convicções, mesmo que coerentes aos seus próprios olhos, para obedecer, servir e se doar pelo chamado de Deus para a sua vida? Tem permitido que Deus use seus líderes, seus irmãos na fé ou mesmo seus inimigos para, como Jesus, se esvaziar? Tem feito morrer a sua carne pelo enchimento constante do Espírito? É o amor que move o seu coração?

Jesus é a nossa cobertura, o nosso esconderijo, o nosso lugar de refúgio na hora das tribulações e das tentações. Ele sempre buscava e pensava nas coisas que são de cima (3.1-2) e nós devemos fazer o mesmo. Peça perdão pelos seus pecados, seja lavado pelo sangue de Cristo, derrame-se na presença Dele! Permita-se ser tratado pelo Pai, reconhecendo sua fraqueza e dependência Dele. Morra! Entre no lugar secreto dia a dia, esconda-se em Cristo e, creia, grandes coisas Deus fará!

Em tempo, ainda sobre morrer para si mesmo: Alguns não morreram, só desmaiaram...

* Este estudo é parte da série: Colossenses 3 e 4. Em breve, publicaremos a continuação.
Leia: Busca.

--

Marcadores: ,